As medidas relativas à classificação de Linhares no Mapa de Risco para Covid-19 no Espírito Santo, andam longe para a maioria.
Madrugada de sábado, 1h, e a aglomeração corre solta nas repartições de um posto de combustíveis que fica no bairro Shell, às margens da Avenida Samuel Batista Cruz, no bairro Shell. Essa via é a lateral da Rodovia BR-101.
Bairro Três Barras, também na lateral da mesma rodovia, o público também lota o ambiente de uma boate. Sem falar nas denúncias que chegaram referentes aoutros locais da cidade, também com aglomeração; e denúncias de eventos marcados para o resto do fim de semana, inclusive, no Pontal do Ipiranga, litoral do município.
Na tarde desta sexta-feira (4), chegou a nossa Redação uma denúncia dando conta de que uma festa com aglomeração estava nos trâmites finais para acontecer na noite desde sábado (5), em uma propriedade de Linhares. Após a divulgação no Site Eu Vi em Linhares, o evento foi embargado.
“Quero ver fazer o mesmo nesses estabelecimentos que aglomeraram pessoas essa noite”, reivindica um leitor que denunciou a aglomeração nas repartições do posto às margens da BR-101.
Mapa de Risco – Desde o dia 30 de novembro Linhares está na lista dos municípios classificados como risco moderado para o novo coronavírus. Com isso, a Prefeitura de Linhares divulgou que a “nova configuração do risco moderado mantém boa parte das regras do risco leve, e altera principalmente atividades que têm apresentado menos controle na disseminação do novo coronavírus”.
Também expos as principais regras para as cidades classificadas como Risco Moderado, no caso de Linhares, que são:
BARES E RESTAURANTES: devem encerrar as atividades às 22 horas de segunda a sábado e após as 16 horas no domingo;
EVENTOS CORPORATIVOS: passam a ser limitados a 300 participantes e uma área mínima de 1.500 metros quadrados.
MATRIZ DE RISCO - A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.
Mín. 17° Máx. 21°