Domingo, 09 de Agosto de 2020
27 99808-4347
Geral Escritura na mão!

Imóveis regularizados: Começa entrega de escrituras para moradores do Santa Cruz

As tão sonhadas escrituras lavradas e registradas começaram a ser entregues nesta terça (16).

16/06/2020 17h55 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Imóveis regularizados: Começa entrega de escrituras para moradores do Santa Cruz

Moradores do bairro Santa Cruz começarão a receber nesta terça-feira (16) a tão sonhada escritura lavrada e registrada de seus terrenos, que nesta primeira etapa vai contemplar 158 moradores do bairro.

A entrega das escrituras vai ocorrer na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), no bairro Novo Horizonte, atendendo as medidas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19.

Os moradores contemplados com a escritura receberão uma ligação da equipe do Programa Nossa Cidade + Legal para agendar o dia e horário da entrega da escritura como forma de evitar aglomerações. Outras informações podem ser obtidas no telefone 27 98115 2148, das 13 às 18 horas.

O projeto de regularização fundiária da Prefeitura de Linhares, o Nossa Cidade + Legal, é referência no Espírito Santo, e é conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM) em parceria com os cursos de Direito da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e da Faculdade Pitágoras de Linhares.

O processo de regularização fundiária é longo, mas possibilita legalização da ocupação da terra e, com isso, a segurança da posse aos ocupantes, acesso a financiamento bancário e crédito no comércio, viabilizando a realização de melhorias habitacionais e/ou abertura de micro/pequenas empresas, além do acesso a endereço oficial.

Até chegar à entrega da escritura lavrada e registrada, são vencidas diversas etapas: levantamento topográfico; cadastro socioeconômico; sensibilização e conscientização da comunidade; estudo urbanístico do bairro; elaboração, aprovação e registro da planta de parcelamento, emissão e registro das escrituras nos cartórios.

O trabalho faz parte das ações do projeto de regularização fundiária da Prefeitura, que combate a exclusão e a desigualdade social, assegura o uso e a ocupação do solo de forma organizada e melhora as condições de vida da população dos assentamentos informais.

Com a escritura em mãos, o proprietário do imóvel garante a propriedade do terreno onde sua casa foi construída e obterá facilidades, como crédito para abertura de pequenos negócios ou para reforma da casa.

A Procuradora Geral do Município de Linhares, Nádia Lorenzoni, destaca que a legalização dos imóveis representa a segurança jurídica dos imóveis ocupados pelas famílias que lutaram para construir suas moradias ou mesmo o local de sustento familiar.

“A regularização fundiária, muito mais que garantir a segurança jurídica da posse visa acima de tudo à promoção do bem-estar e qualidade de vida dos moradores, contribuindo com a melhora das condições ambientais e urbanísticas do local. Parabenizo a equipe de regularização fundiária do Município, os acadêmicos, professores, coordenadores, Presidente da Faceli, Diretora da Pitágoras e o Presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz pelo engajamento, cooperação e o crédito atribuído ao nosso trabalho. Essa conquista é de cada um e do Município de Linhares”, disse.

A emoção dos beneficiários Maria Lúcia Gomes da Silva e José Marcos Ferreira de Araújo, ao receberem a escritura foi contagiante. “Nós conseguimos. Estamos com a escritura do nosso imóvel nas mãos. Moramos em Santa Cruz há 20 anos e receber a garantia de propriedade do nosso terreno era nosso maior sonho. Só tenho a agradecer à Prefeitura e a toda a equipe da Procuradoria Geral do Município”, disse emocionada, Dona Maria Lúcia.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Cruz, Paulo Nunes, o Paulinho do Maracujá,  agradeceu todo empenho da Prefeitura, que mesmo em meio a pandemia trabalhou para que o sonho dos moradores se transformasse em realidade. “Hoje estou aqui, não somente para acompanhar a entrega deste presente aos moradores, mas para realizar o sonho de uma comunidade inteira! O sonho de terem o terreno escriturado e poderem passar isso para outras gerações”, disse.

Regularização Fundiária

O projeto de regularização fundiária da Prefeitura de Linhares visa reverter o atual padrão excludente de crescimento urbano e melhorar as condições de vida da população que vive em assentamentos informais, com suporte jurídico na Lei Federal 13.465/2017, a qual dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana.

Como regularização refere-se a ato passado, o marco temporal para aplicação do projeto é da publicação da Lei (11/07/2017). Ainda, o Decreto Municipal nº 1.258/2018, o qual institui a regularização fundiária urbana – Reurb no Bairro Santa Cruz estabeleceu requisitos para recebimento dos títulos e, o Decreto nº 1.257/2017, fixou que a gratuidade será concedida as famílias com renda familiar de até 03 (três) salários mínimos. Fonte e foto: PML.

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias