Poucas nuvens
Linhares - ES
A palavra “Democracia” estava estampada em uma faixa vermelha levada por manifestantes que saíram pelas ruas e avenidas do Centro de Linhares na tarde deste domingo (7). O ato contra o presidente Jair Messias Bolsonaro aconteceu também em outras cidades, mas teve quem discordasse com algumas palavras ditas em alto e bom som durante o manifesto em Linhares.
Um leitor disse que por volta das 16h ele passava pelo Centro, na Rua Monsenhor Pedrinha e Augusto de Calmon, e viu “alguns pais com filhos nos ponto de ônibus, que tiveram que tampar os ouvidos das crianças”.
Perguntamos qual o motivo, e ele respondeu que foram certas palavras vindas do manifesto. “Não entendi o motivo desse palavreado, mas ouvi e todos ouviram uma mulher falar ‘ei Bolsonaro, vai tomar no c. Eu não vejo necessidade disso, não precisa disso”, considera o leitor. Atualização abaixo:
Atualizada às 20h16 - Uma das pessoas que atuaram na organização do manifesto, entrou em contato, conforme espaço que havíamos deixado aberto, e disse: "À primeira vista, agradecemos ao site por ter dado essa visibilidade à nossa manifestação.
Respondendo à crítica do leitor sobre a o uso de palavras de baixo calão, gostaríamos de esclarecer que a expressão "Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*" é uma espécie de jargão dos protestos contra o presidente Bolsonaro, por isso, ela foi utilizada no nosso. Noutro giro, a nossa manifestação não contava apenas com essa essa expressão, havia também "Democracia", "Marielle Presente", "Fascistas não passarão", dentre outras frases que remetem a luta antifascista e antirracista. Além disso, ao longo do manifesto fizemos discursos a favor da Democracia, a favor dos povos indígenas e dos negros. É lamentável que o leitor e outras pessoas que assistiram a manifestação tenham focado apenas naquilo que eles não gostaram e não perceberam outras coisas importantes presentes na manifestação. Mas como todos aqueles que lutam por um país melhor, nós não seríamos diferentes, estávamos cientes que receberia críticas.
Enfim, informamos que estamos aberto a toda a crítica construtiva sobre o nosso movimento, que pode ser feita pelo no IG @linharesantifascista. Também informamos que estamos abertos para receber todos e todas que, assim como nós, pretendem lutar por uma sociedade cada vez mais justa, livre e solidária".
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
Sol e ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Sol e Chuva