Quarta, 25 de Novembro de 2020
27 99808-4347
Geral Cadê o curso?

GCMs de Linhares questionam sobre curso de qualificação que só teve aula inaugural

Já deveria ter iniciado, estamos frustrados, sem saber quem é que tem a obrigação lutar por nós, diz um GCM.

28/10/2020 09h25 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
GCMs de Linhares questionam sobre curso de qualificação que só teve aula inaugural

No dia 23 de julho do ano passado, uma das manchetes de destaque aqui no Site Eu Vi em Linhares foi: GCM de Linhares será qualificada pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (clique e confira). E o lidão ainda destacou: “Curso vai começar em agosto próximo”.

O curso até que começou, mas em março desse ano, só que teve apenas a aula inaugural. “Foi no dia 5 (de março), o Delegado Joel Lyrio Junior palestrou e a promessa é que estaríamos usando armamento em julho. Daí veio o coronavírus (pandemia) e foi interrompido. Mas nós continuamos trabalhando, e veio a flexibilização e o curso não foi retomado”, relatou um GCM à nossa Redação.

O servidor, juntamente com outros GCMs que explicaram não poder ter nomes divulgados, querem saber: “Quando o curso será ministrado? Será que ainda teremos o curso? , perguntou um deles, e o outro acrescentou: “Temos feito a nossa parte, atuamos em ocorrências que requer de nós o que teremos somente com esse curso, que é o uso de armamento”.

E outro integrante da GCM, falou: “Teve a aula inaugural e nunca mais a prefeitura se pronunciou sobre o assunto. Lembrando que só poderá haver novo concurso público para Guarda Civil Municipal mediante a qualificação dos servidores atuais, fazendo valer a Lei Federal 13022. Entendemos quando paralisaram, mas está tudo com o novo normal, e já deveria ter iniciado. Estamos frustrado e sem saber quem é que tem a obrigação de lutar por nós”, declara o Guarda Civil Municipal.

E na palestra da chamada aula inaugural, o delegado Joel Lyrio Junior falou sobre a Lei Federal 13.022/2014 e é ela que instituiu o Estatuto das Guardas Municipais, e também falou sobre a Lei nº 13.675/2018, que institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

Uma reunião que contou com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, e o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Jones da Silva de Freitas Mattos, formalizou o Convênio junto à Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (ACADEPOL-ES) para dar o início efetivo do Curso de Qualificação Profissional da Guarda Civil Municipal.

Nesta reunião ficou definido que o curso será ministrado em Linhares, com uma carga de 688 horas. Na 1ª etapa ocorrerá a avaliação interna a ser aplicada por comissão nomeada e regulada através de Portaria; e na 2ª etapa ocorrerá teste de avaliação e capacidade psicológica a ser aplicado por profissional devidamente qualificado e habilitado dela Polícia Federal, onde o agente não aprovado (considerado inapto) no teste estará automaticamente impedido de participar do curso.

Nós levamos o questionamento dos GCMs à Prefeitura Municipal de Linhares, com pedido de uma resposta se o curso ainda será ministrado, e quando. Confira a nota abaixo:

“A secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social informa que o curso foi suspenso pelo Governo do Estado em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Reforça que todos os trâmites de responsabilidade do Município foram cumpridos, inclusive convênio assinado junto a Polícia Civil e todo o material do curso adquirido. Todos os Guardas Civis Municipais que participam do curso foram comunicados sobre a suspensão das aulas por causa da pandemia. As aulas serão retomadas assim que o Governo do Estado sinalizar pelo seu retorno.”

O espaço está aberto ao Governo: 27 99808-4347.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias