Alerta

Coronavírus: Prefeitura vai acionar MP para apuração de fake news em Linhares

HGL é alvo constantes de notícias falsas sobre o coronavírus.

26/03/2020 18h47
Por: Redação

Muitos leitores questionaram ao Site Eu Vi em Linhares sobre dezenas de casos de coronavírus que teriam sido registrados no Hospital Geral de Linhares (HGL). Alguns desses questionamento ainda afirmaram que a informaram veio de quem estava no local como acompanhante de doentes. Tudo notícia falsa.

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre a importância de não divulgar notícias falsas, as chamadas fake news, nesse momento de crise por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Notícias de supostos casos dados como positivos no município, por exemplo, circulam diariamente nas redes sociais e aplicativos de mensagem, e têm causado medo e receio na população.

Por isso, o Município ressalta sobre a importância de compartilhar o que é verdade, reforçando a orientação e a prevenção da população. “A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, está atuando de forma transparente e esclarecendo as dúvidas da população, através dos nossos canais, sobre a prevenção e combate ao novo coronavírus”, diz o secretário municipal de Saúde, Saulo Meirelles.

Até esta quarta-feira, dia 25, os casos confirmados no município totalizam três, e outros 95 casos suspeitos estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. Conforme todas as orientações do Ministério da Saúde, a confirmação da doença é dada mediante exame específico, que é realizado no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) – único credenciado pelo Ministério da Saúde em território capixaba.

A Prefeitura de Linhares também ressalta que na ocorrência de criação e/ou disseminação de fake news, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis e, se for o caso, o Ministério Público será acionado para apuração de eventual ilícito na esfera penal.

Canais de informação

A Prefeitura de Linhares disponibilizou um número de telefone, em que os cidadãos poderão tirar dúvidas quanto à Covid-19, através do aplicativo WhatsApp. As dúvidas e orientações serão repassadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas por enfermeiros da Vigilância Epidemiológica, no número (27) 98132 1090.

 

A população também pode acompanhar o site institucional da Prefeitura (www.linhares.es.gov.br), que é atualizado diariamente com informações pertinentes ao coronavírus, bem como as redes sociais: Facebook (www.facebook.com/prefeituradelinhares) e Instagram (@prefeituralinhares).

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários