Quarta, 23 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Geral Trânsito em Linhares

Juparanã e Conceição: Avenida Guerino Giubeti ganha rotatórias

Meta é diminuir acidentes, garantir mais segurança e reduzir a velocidade de veículos.

10/02/2020 10h09
Por: Redação
Juparanã e Conceição: Avenida Guerino Giubeti ganha rotatórias

Com objetivo de diminuir a ocorrência de acidentes, garantir mais segurança na travessia de pedestres e reduzir a velocidade de veículos automotores, foi iniciada a implantação de uma rotatória em um importante cruzamento entre as Avenidas Guerino Giuberti e Luiz Cândido Durão, entre os bairros Conjunto Juparanã e Conceição. As informações foram passadas nesta manhã de segunda-feira (10) pela Prefeitura de Linhares.

De acordo com a informação, essa é uma das etapas das obras de reabilitação e revitalização da Avenida Guerino Giuberti, que será totalmente asfaltada. “Ao longo da via serão instalados três equipamentos para dar maior mobilidade e segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres”, diz a informação.

Durante o período de obras, os condutores de veículos devem estar atentos à velocidade na via. O trânsito segue em meia pista em alguns trechos da avenida, onde há intervenções, e estão sinalizados para o desvio dos motoristas. Nos pontos sinalizados, os veículos devem trafegar a 10 km/hora. 

Preferência

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as aproximações das rotatórias são sinalizadas com placas de regulamentação R-2 (Dê a Preferência). Onde há o dispositivo de segurança, a interseção deixa de ter via preferencial e a prioridade é do veículo que já estiver realizando o contorno.

“As rotatórias representam uma evolução da engenharia de trânsito. A regra básica para trafegar nelas é fazer o giro sempre no sentido anti-horário, dando preferência para quem já estiver circulando na rotatória”, destaca a informação. 

Para evitar acidentes, ao se aproximar da rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e parar, caso a sinalização determine. Onde houver faixa de pedestre, significa que a preferência é dele. O motorista sempre deve acionar a seta do veículo para manifestar a intenção de circulação numa rotatória

Demais obras

Além do reordenamento do trânsito da Avenida Guerino Giuberti, a via recebeu serviços de drenagem pluvial e ampliação da rede de esgoto – que vão reduzir os alagamentos no período chuvoso – e regularização do pavimento existente, remoção e reassentamento de meio-fio. 

O projeto prevê ainda a implantação de ciclovias centralizadas e elevados para passagem de pedestres ao longo da Avenida Hans Schmoger; pavimentação asfáltica; instalação de postes para iluminação e implantação de sinalização viária (placas verticais, tachões refletivos e pintura de faixas).

Outras vias 

Além da Avenida Guerino Giuberti, o projeto contempla ainda as Avenidas Hans Schmoger, Presidente Rodrigues Alves Luís Cândido Durão, Nogueira da Gama, Presidente Castelo Branco e Rua Governador Afonso Cláudio. O investimento total do projeto é de R$ 8.480.943,51 provenientes de recursos próprios da Prefeitura. As obras serão entregues ainda este ano. A Prefeitura de Linhares não informou quanto será gasto de dinheiro público nessas obras. As fotos são da Secom/PML.

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias