Rio Doce sobe muito

Alerta total em Linhares: Rio Doce sobe muito durante a noite. Acompanhe com fotos:

Veja situação no Olaria e no Residencial Rio Doce.

27/01/2020 06h06Atualizado há 3 semanas
Por: Redação

Ainda na tarde e noite deste domingo (26), curiosos se aglomeraram no Cais do Porto, Centro de Linhares, onde tem a régua de medição do nível das águas barrentas (e com rejeitos nocivos).

E pouco depois das 5h desta segunda, o Site Eu Vi em Linhares fez uma breve conferência no local: Considerando que ontem (26) às 19h45, o nível estava em 3,05 e comparado com o que vimos neste finalzinho de madrugada, o Rio Doce subiu 80 centímetros em 9 horas aqui em Linhares.

Fomos até o Residencial Rio Doce, no bairro Aviso, e até então, tudo normal por lá quando o assunto é inundação. Também estivemos no bairro Olaria, cujo acesso se dá pela Rodovia Roberto Calmon, que liga Linhares a Rio Bananal. Por lá, também tudo normal no finalzinho da madrugada desta segunda.

E com as chuvas em Belo Horizonte, Minas Gerais, que continuam nesta segunda-feira (27), somada à previsão de mais chuvas para o Espírito Santo, a situação de alerta permanece. De hoje até quinta-feira (30) não são esperados grandes volume, mas na próxima sexta (31) vem mais frente fria, sobretudo para o Norte do Estado. A Defesa Civil Estadual alertou a população ribeirinha dos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, por causa do aumento do nível dos rios em decorrência das chuvas em Minas Gerais. Veja abaixo a situação em Linhares pouco antes das 6h desta segunda..

Atualizada às 09h22 - O Rio Doce começa a "expulsar" moradores das regiões que sempre alagam quando o nível atinge a cota.

Atualizada às 11h03 - E o nível das águas barrentas do Rio Doce continuam subindo. Veja abaixo fotos feitas pouco antes das 11h: 

Atualizada às 22h34 - E o Rio Doce continua subindo, em média um centímetro por hora. A população ribeirinha já deixa suas residências em busca de lugar seguro. No bairro Olaria, as famílias receberam apoio da Prefeitura, e foram levadas para um ginásio de esportes, no Conceição. Veja abaixo a situação no cais do porto, por volta das 20h:

Aqui em Linhares a Defesa Civil Municipal mantém um esquema especial de plantão e vistoria nas áreas de risco. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O cidadão pode acioná-la através do telefone (27) 99983 5661.

11comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM