Segunda, 18 de Outubro de 2021
27 99808-4347
Geral Alerta

Alerta em Linhares: Inundação do Rio Doce é esperada em 42 horas

É o que diz a nota oficial sobre o monitoramento da Bacia do rio, que deságua no mar de Regência.

25/01/2020 20h55
Por: Redação
Alerta em Linhares: Inundação do Rio Doce é esperada em 42 horas

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, após análise do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE), e devido às fortes chuvas que ocorrem na Região a montante da bacia, verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho.

Por volta das 16h deste sábado, 25/01/2020, a estação de Governador Valadares, situada na porção intermediária da bacia atingiu a cota de alerta e segundo informações obtidas junto ao hidrólogo responsável pelo sistema de monitoramento (CPRM), é esperado que se atinja a cota inundação nesse domingo (26).

Continua depois da publicidade

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h. Recomenda-se alertar a população e proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações, e ainda, o planejamento quanto ao abastecimento de água potável em função do aumento da turbidez que poderá comprometer o sistema de captação nos municípios que compõem a bacia.

O alerta acima é uma nota oficial sobre o monitoramento da Bacia do Rio Doce, que deságua no mar de Regência. Em Linhares, a população ribeirinha deve se preparar.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Linhares divulgou que para este domingo (26) são esperados 40 milímetros de chuva no município. Um esquema especial de plantão e vistoria nas áreas de risco é mantido. Uma equipe do órgão está 24 horas de prontidão para atender a qualquer demanda da população. O cidadão pode acioná-la através do telefone (27) 99983 5661.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias