Moradores reclamam

Falta de energia elétrica afeta abastecimento de água em Linhares

Não encontrei água para tomar banho quando cheguei do trabalho, disse um leitor.

15/01/2020 18h15
Por: Redação

Reclamações vindas do bairro Interlagos, Canivete, BNH e outros, onde leitores disseram que não tem água nem para tomar banho. O problema no abastecimento, de acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) foi provocado por conta da falta de energia elétrica em sua sede, no bairro Colina, na tarde desta quarta-feira (15). O problema já foi comunicado a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Município, a EDP Escelsa.

Enquanto isto, as equipes técnicas do Saae estão mobilizadas em realizar os procedimentos necessários em alguns hidrantes existentes na sede do Município para garantir a qualidade da água que abastece as regiões afetadas. Devido a despressurização, o primeiro jato d'água pode chegar a torneira com a coloração um pouco mais escura (túrbida). O descarte de água por meio dos hidrantes é um procedimento necessário após manutenções que ocorrem nas estações de tratamento que abastecem a sede do município e nas redes adutoras. 

Mesmo com a volta do abastecimento o Saae lembra que a população deve evitar o desperdício de água, para que a normalização dos serviços seja feita com mais agilidade. Para casos emergenciais, o Saae deve pode ser acionado pelo telefone 27 2103-1311.

Vários bairros de Linhares estão com baixa pressão no abastecimento de água desde sexta-feira (11), de acordo com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae). A autarquia informou que a situação foi provocada por um problema elétrico em três bombas responsáveis pelo abastecimento  nos bairros da sede do Município. 

O Saae recomenda a todos os moradores que tenham caixa d'água que mantenham o consumo consciente. Para quem ainda não tem, é imprescindível a instalação de uma caixa d'água na residência para ter uma reserva garantida por pelo menos 24 horas a fim de evitar transtornos, conforme estabelece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Algumas orientações para o consumo de água: 

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;

– Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba;

– Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

– Não use mangueira, mas balde e pano para limpar o carro;

– Evite lavar passeio (calçada);

– Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;

– Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade;

– Verifique possíveis vazamentos internos (caixa d'água, torneiras, cano estourado e etc).

4comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
VEJA TAMBÉM
Ele1 - Criar site de notícias