Quarta, 27 de Outubro de 2021
27 99808-4347
Geral Senai

Senai: Competidores de Linhares se destacam na Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas.

22/12/2019 09h06
Por: Redação
Senai: Competidores de Linhares se destacam na Olimpíada do Conhecimento

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas, sendo realizada a cada dois anos. A competição reúne os alunos e ex-alunos de cursos profissionalizantes do Senai.Entre os dias 09 e 13 de dezembro, o Senai Linhares sediou a fase estadual na disputa pela ocupação em "Soluções de Softwares para Negócios" (uma das categorias da competição). E já temos o resultado da Etapa Estadual do ES!

O primeiro lugar ficou com a aluna competidora Fátima Bazoni, do Senai Linhares, e o 2º lugar ficou com a aluna competidora Nicolly Corrêia, do Senai Civit. Já na ocupação em "Mecânica de Manutenção Industrial", foi o aluno competidor Pedro Carolino, do Senai Linhares, que saiu vitorioso.

Continua depois da publicidade

Fátima agradeceu a equipe Senai-ES pela experiência. "Participar da Olimpíada do Conhecimento foi uma experiência única, ela me proporcionou um aprendizado e uma nova maneira de enxergar as situações. Sou imensamente grata a equipe Senai por me acolher como competidora da unidade e me apoiar durante todo o percurso. Também estou, incondicionalmente, honrada em representar o Espírito Santo na etapa nacional", disse a aluna competidora Fátima Bazoni, do Senai Linhares, que conquistou o 1º lugar na etapa estadual pela ocupação em "Soluções de Software para Negócios".

A Unidade Linhares também promoveu, nos dias 12 e 13, o simulado na ocupação de "Soldagem". O evento contou com a participação dos alunos competidores: Lázaro Liuth, do Senai Linhares; Victor dos Santos Geckel, Senai Aracruz; e Alessandro Botasim Filho, do Senai Cachoeiro. Essa competição visa preparar para a seletiva estadual, prevista para ser realizada no mês de fevereiro de 2020.

Continua depois da publicidade

Visita do Ceará

Durante o evento em Linhares, recebemos alunos do Ceará que aproveitaram a oportunidade a fim de escolher o representante do seu estado para a seletiva nacional. Dentre os competidores, quem vai representar o estado cearense na ocupação em "Mecânica de Manutenção Industrial" é Getúlio Vagner. Ele destacou a importância do evento na sua formação.

"Eu tive uma boa experiência, porque além de ser minha primeira viagem para fora do estado, foi bom pra ver como está meu desempenho numa situação real. Também é bom para fazer novas amizades. A recepção foi ótima", disse Getúlio Vagner, aluno competidor Senai-CE, que conquistou o 1º lugar na etapa estadual pela ocupação em "Mecânica de Manutenção Industrial".

Continua depois da publicidade

Competição

A Olimpíada do Conhecimento é uma forma de analisar a qualidade da educação profissional do Senai. São avaliados os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente. A competição ocorre por meio de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas áreas tecnológicas.

Continua depois da publicidade

Além de incentivar a dedicação e competitividade dos alunos, a Olimpíada contribui com a atualização de nossos cursos, indicando novas tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais. O evento inicia nas escolas do Senai, onde são selecionados candidatos ao treinamento da etapa estadual. Os estudantes aprovados na etapa estadual da Olimpíada participarão da etapa nacional, denominada Seletiva Nacional da WorldSkills 2020 – Olimpíada do Conhecimento.

Os primeiros colocados da fase nacional poderão representar o Brasil na WorldSkills, disputa internacional realizada em anos ímpares e considerada a maior competição de educação profissional do mundo. A etapa nacional será iniciada em maio do próximo ano. O primeiro colocado em cada ocupação nesta seletiva poderá ser representante do Brasil na etapa internacional, a WorldSkills Competition.

Na WordSkills, os participantes devem completar os desafios propostos dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria e do setor de serviços, como automação industrial, eletrônica, eletricidade, cozinha e confeitaria. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias