Terça, 20 de Outubro de 2020
27 99808-4347
Geral Segurança no Campo

Palestra importante e de graça em Linhares: Saiba tudo sobre descarte de embalagens de defensivos

Sabia que existe um compromisso por parte de comprador e vendedor desse tipo de produto?

05/08/2019 06h42 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
Palestra importante e de graça em Linhares: Saiba tudo sobre descarte de embalagens de defensivos

Com o tema “Devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) da Prefeitura de Linhares explicará e tirará dúvidas em uma palestra sobre descarte de embalagens de defensivos. O encontro será em Desengano, interior de Linhares. Na sexta-feira (9).

A iniciativa, de acordo com a Prefeitura, integra as ações do projeto “Café e Cultura”, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura. O encontro, que acontece a partir das 16h30, na quadra poliesportiva do distrito, será conduzido pela diretora de Educação Ambiental da SEMAM, Aline Fernandes. A intenção é desfazer todas as dúvidas e reforçar as orientações sobre destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uso consciente de recursos naturais.

Aline antecipa que durante a palestra, os agricultores serão orientados quanto à necessidade de ler o manual de instrução e rótulos dos defensivos, de dar destinação adequada às embalagens e de usar corretamente os EPIs. “Infelizmente, algumas pessoas não seguem as instruções de uso do defensivo e acabam diluindo na água uma maior concentração do produto e, ao invés de surtir um efeito positivo na lavoura, pode ocasionar efeitos contrários e até intoxicações silenciosas, podendo causar sérios problemas de saúde”, diz.

Fiscalização
Quanto à destinação correta das unidades vazias de defensivos, no município a fiscalização é feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Agricultura, tem a corresponsabilidade de auxiliar o produtor sobre o descarte correto.

Ao comprar o produto, a pessoa tem a responsabilidade legal de devolver a embalagem vazia à loja onde comprou, e a loja, por sua vez, se responsabiliza em fazer o seu transporte até o destino final.

No passado, as pessoas utilizavam as embalagens para armazenar água e grãos, entre outras formas de uso inadequado. Isto aumenta a incidência de toxidade de humanos e animais. Por isso, o Idaf fiscaliza se o descarte das embalagens e a pulverização da lavoura estão sendo feitos de forma adequada.

Calendário de Recolhimento
Vale ressaltar que a Prefeitura de Linhares realiza o recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas por meio de uma parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres) e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), em diversos pontos de apoio instalados no município.

No dia 1º, a ação itinerante aconteceu simultaneamente nas comunidades do Córrego Farias e Guaxe. O próximo recolhimento está previsto para o dia 3 de dezembro, em Desengano. As informações são da PML.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias