
Após dois meses de reforma com todas as adequações necessárias, os postos de pesagem voltam a operar na BR-101. De acordo com a Eco101 – empresa que administra a BR-101 de Mucuri, na Bahia, até Mimoso do Sul, na divisa com o Rio de Janeiro –, a reforma com suas devidas adequações, consumiram aproximadamente R$ 8 milhões e os PPF irão auxiliar na fiscalização de veículos de cargas, funcionando 24 horas, todos os dias. O investimento, ainda de acordo com a Eco 101, é proveniente do pedágio.
Construídos na década de 70, os Postos de Pesagem Fixos implantados na BR-101/ES passaram por obras de modernização e ampliação da capacidade de fiscalização de veículos comerciais. Os postos que receberam as melhorias ficam nos municípios de Linhares, Km 137, Serra, Km 249 e Rio Novo do Sul, Km 390. “Cumprimos o compromisso que a concessionária tem com o usuário da rodovia, que é proporcionar mais segurança para quem trafega em todo o trecho sob concessão. Todas as melhorias realizadas pela Eco101 possuem um elevado padrão de qualidade e modernidade para manter os três postos de pesagem operando 24 horas, todos os dias da semana”, disse o gerente de engenharia da Eco101, Everton Souza.
Os três dispositivos foram reformados de acordo com os parâmetros exigidos no contrato de concessão. Os parâmetros devem seguir o disposto da Instrução de Serviço / DG no 09, de junho de 2009, do DNIT, que padroniza as dimensões de instalação dos Postos de Pesagem Fixos. “Além dos postos anteriores não cumprirem os padrões exigidos em contrato, as balanças também estavam em desacordo com as orientações do Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem (PDNEP), do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, explicou o gerente.
Foram adequados o raio de curva e a largura da pista existente dos postos de pesagem para facilitar o serviço de repesagem e de fiscalização de semirreboques. Os pátios de estacionamento também foram ampliados, possibilitando o transbordo de cargas excedentes dos caminhões. Além desses, o taper (pista) de aceleração e desaceleração recebeu obras de melhorias para evitar a formação de filas sobre a faixa de tráfego ou acostamento.
Qual a função do posto de pesagem?
O posto realiza a pesagem de veículos comerciais, tanto de passageiros quanto de carga. Além disso, os equipamentos disponibilizados nas bases de pesagem também calculam as dimensões dos veículos e da carga transportada.
Quem opera os postos?
A Eco101 é responsável por realizar a manutenção e a operação do posto de pesagem. É a concessionária que emprega colaboradores para a operação dos equipamentos.
Quem fiscaliza?
A fiscalização da carga é realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Apenas as instituições da Federação possuem o poder de autuação.
Fonte: Eco 101
Mín. 16° Máx. 27°