
Confira atualização no final do texto:
Terça-feiradecisiva para a vida política de Guerino Zanon. É que o prazo jurídico para o ex-prefeito de Linhares e atual deputado estadual protocolar na Câmara Municipal a defesa referente às constas do Exercício de 2011 termina neste dia 14, às 18 horas. Zanon pode optar por defesa escrita ou oral, indo pessoalmente ao Plenário Joaquim Calmon ou optar por um representante para fazer a sustentação oral na sessão extraordinária.
Em contato com o presidente da Câmara, vereador Milton Simon Baptista, o Miltinho Colega, a informação é que após esse prazo, com ou sem a apresentação da defesa do ex-prefeito, o Legislativo dará continuidade ao procedimento que requer o prazo. Ou seja, será necessário outra sessão para que ocorra a votação e assim saber se as contas serão ou não rejeitadas. Para que isto ocorra, é necessário a maioria absoluta dos votos, sendo que, declaradamente, Zanon conta com apoio de Amantino Pereira Paiva, Fabrício Lopes, José Zitenfeld Cardia e Pedro Joel Celestrini. Se as contas forem reprovadas por maioria absoluta dos vereadores, Guerino Zanon perderá os direitos políticos e ficará longe das urnas pelos próximos 8 anos.
Vale lembrar que o Tribunal de Contas aprovou essas contas, porém, com ressalvas. Nove votos contrários dão as contas por rejeitadas pelo Legislativo de Linhares, com a maioria qualificada.
Atualizada às 21h55 - “O Plenário é soberano”. Essa frase foi dita algumas vezes durante a sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Linhares, quando foi agendada a data e hora para apreciar e votar as contas do ex-prefeito Guerino Luiz Zanon referentes ao exercício de 2011. Com os votos contrários de Pedro Joel Celestrini, Fabrício Lopes, José Cardia e Amantino Pereira Paiva, a sessão, também em caráter extraordinário, foi agendada para a manhã desta quarta-feira, às 10 horas.
Durante os trabalhos desta terça, que contaram, inclusive, com as presenças de um irmão e dois filhos do ex-prefeito, o clima foi de tensão, o atual deputado estadual tentou até a última hora evitar que o Legislativo anunciasse a decisão tomada: Guerino entrou com recurso junto ao Tribunal de Contas-ES solicitando a revisão de um possível erro de cálculo referente ao item que resultou no parecer prévio do Tribunal de Contas de aprovação com ressalvas das contas. Mas a frase “O Plenário é soberano” valeu outra vez.
Para fazer valer a transparência, o presidente da Casa, vereador Milton Simon Baptista, o Miltinho Colega, recorreu à Procuradoria que orientou: nesta fase não cabe mais suspensão do processo.


Notícia Relacionada - Juiz nega pedido de Guerino e Câmara vai julgar contas que podem torná-lo inelegível
Mín. 18° Máx. 27°