
O "inferno astral" do ex-prefeito de Linhares e atual deputado estadual Guerino Zanon parece não ter fim. Depois de não conseguir se firmar como presidente da Assembleia Legislativa, ficar de fora das comissões da casa, e ainda correr o risco de ter as contas públicas referentes ao ano de 2011 rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Linhares, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) joga mais um balde de água fria na carreira política de Zanon.
É que quatro ações onde o peemedebista é acusado de improbidade administrativa e que estavam paralisadas por recursos em Brasília voltaram a andar. Os processos estavam parados pois os advogados de Guerino haviam entrado com ações de exceção de suspeição contra a juíza de Linhares, Cristina Eller Pimenta. Com as ações julgadas improcedentes pelos ministros do STJ, ofícios foram encaminhados de Brasília para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, na última terça-feira (3), informando das decisões. Dos quatro processos que voltaram a correr, em três já houve condenação em primeiro grau contra Zanon por crime de improbidade administrativa. Esses processos agora serão julgados pelo Tribunal de Justiça, já que o ex-prefeito recorreu da decisão. Já o quarto processo ainda se encontra em fase de julgamento em primeira instância, no fórum de Linhares.
Entre os processos que voltaram a tramitar está o de número 0004527-33.2005.8.08.0030, em que o Ministério Público Estadual acusa o peemedebista de ter repassado, irregularmente, mais de R$ 2 milhões para a Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (Unilinhares), que pertencia a ele e familiares. Neste processo, a juíza Cristina Eller Pimenta condenou Zanon ao ressarcimento do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa além de proibição de contratação com o poder público.
Caso Guerino Zanon seja condenado em segunda instância, ou seja, pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o ex-prefeito também será enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
O Site Eu Vi em Linhares entrou em contato com o deputado e citou, como exemplo dos processos que voltaram a tramitar, o de número 0004527-33.2005.8.08.0030, mas ele disse que no momento se reservaria a não comentar sobre o assunto.
Veja também - Contas de Zanon 2011: detalhes da segunda sessão extraordinária para escolha de relator especial
Mín. 18° Máx. 27°