Uma tentativa de homicídio que aconteceu em 2012 no bairro Araçá, Linhares, Norte do Espírito Santo, levou para o banco dos réus nesta segunda-feira (30) no Fórum da cidade, Sebastião José da Silva Júnior, 36 anos, o Careca. O Júri começou às 12h a sentença foi lida às 16h50. Teve condenação. Vejamos:
O Juiz Tiago Camata presidiu os trabalhos, o Promotor de Justiça Adriani Ozório Nascimento atuou na acusação como representante do Ministério Público, e os criminalistas Guilherme Oliveira Cruz, Petrius Abud Belmok, Jorge Monteiro Teixeira, e Leandro Victor Paulo Miguel, defenderam o réu.
A condenação – Os jurados não acolheram a tese de legítima defesa apresentada pela defesa, mas acolheram a tese de exclusão da qualificadora. Com isso, Sebastião José da Silva Júnior, o Careca, foi condenado pelo crime de homicídio simples tentado (art. 121, caput, c/c art. 14, inciso II, ambos do Código Penal). Com a exclusão da qualificadora, o Juiz Presidente fixou a pena definitiva em 11 anos de reclusão, em regime inicial fechado.
A prisão foi mantida e o réu não poderá responder em liberdade. “Os jurados acolheram uma das teses defensivas. Com o resultado (11 anos de reclusão) a progressão vai para 1/6 (um sexto), menos de dois anos no (regime) fechado”, disse a defesa em nota para o Eu Vi em Linhares.
Mais sobre o crime – O crime aconteceu na Avenida Presidente Kennedy, bairro Araçá, próximo ao Hospital Geral de Linhares (HGL). A vítima seguia para um ponto de taxi por volta das 5h, quando foi atingida de raspão por disparos de arma de fogo, e buscou ajuda na residência de conhecidos, sendo depois atendida no citado hospital.
Mín. 19° Máx. 28°