O ex-vereador Waldeir de Freitas Lopes, e demais apontados pela Justiça como envolvidos na execução do ativista político Jonas da Silva Soprani, 48 anos, baleado dentro de um bar no BNH, perto da divisa com o Pó do Shell, em Linhares, Norte do Espírito Santos, vão enfrentar júri popular. O crime em junho de 2021, e a decisão é da última sexta-feira (20), determinada pelo Juiz da 1ª Vara Criminal de Linhares, Tiago Camata.
Waldeir de Freitas foi denunciado pelo Ministério Público do Espírito Santo – MPES, por homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e homicídio qualificado tentado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa de outro homem que foi baleado na mesma ocasião. Os demais réus, acusados de envolvimento no mesmo crime, foram denunciados por crimes diversos, como homicídio qualificado, porte e comércio ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa.
No dia 12 de setembro de 2022, foi lido na Sessão da Câmara Municipal, que Waldeir de Freitas Lopes, perdeu o mandato de vereador. Confira detalhes sobre o crime, com fotos; saiba quem são (Um deles já morreu) e o que cada um dos envolvidos fez, de acordo com a denúncia do Ministério Público:
WALDEIR DE FREITAS > foi o autor intelectual, mandante do crime. Assim o fez por motivação torpe, na medida em que pretendeu eliminar uma pessoa que o incomodava na “vida política” do Município, dado ao trabalho de ativismo e vigilância exercido pela vítima. WALDEIR ainda no dia do crime auxiliou em parte da execução indicando exatamente onde a vítima Jonas Soprani estaria (no bar).
COSME DAMASCENO > atuou como primeiro intermediário, na medida em que conhecia as pessoas certas para a empreitada, pessoas envolvidas com a prática de diversos crimes, homicídio inclusive, do bairro Shell. Atuou ainda ativamente na execução, na medida em que serviu de piloto do carro usado no crime, levando os assassinos e depois dando fuga aos mesmos.
GENEBALDO CARLOS FONSECA JÚNIOR > segundo intermediário, eis que designou os executores que fazem parte do seu grupo criminoso e que eram especialistas no crime de homicídio. Posteriormente os ajudou a esconder as roupas utilizadas no crime, visando, por certo, o sucesso da empreitada.
JOSÉ NATALINO ALVES DOS SANTOS e JHULIAN HARLEI ALVES DE SOUZA (falecido) > executores. Previamente ajustados com Genebaldo e Cosme se dirigiram ao bar onde JONAS se encontrava; e em superioridade numérica e de armas, no melhor momento para cometimento do crime, colhendo a vítima em momento de lazer, sem possibilitar nenhuma reação por sua parte.
Investigações apontaram que Waldeir de Freitas foi o autor intelectual e mandante do crime. Foi apurado que ele auxiliou em parte da execução, no dia do homicídio, indicando exatamente o local onde a vítima estaria. O crime foi cometido com a participação de dois intermediários, além dos dois executores. Todos foram denunciados pelo MPES.
Durante a apuração do caso, ficaram comprovadas as relações entre o primeiro intermediário, Cosme Damasceno, e o vereador. Cosme trabalhou na campanha eleitoral de Waldeir, foi nomeado por ele para trabalhos políticos e recebia ajuda de custo mensal, sem nenhuma contraprestação. Nos meses que antecederam ao crime, Cosme esteve ao menos oito vezes de forma registrada na Câmara de Linhares, para visitar o vereador.
O carro utilizado pelos executores para cometer o crime pertencia a Cosme, que, inclusive, dirigiu o veículo após o homicídio e fugiu do local com os outros dois denunciados. A Polícia Civil encontrou o carro utilizado no crime em Cariacica, no dia 5 de julho de 2021, 12 dias após o homicídio.
Na ocasião, também foi encontrado um veículo com o brasão da Câmara de Vereadores de Linhares estacionado ao lado do carro de Cosme.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi instada a parar esse veículo da Câmara no retorno para Linhares, e, com isso, verificou que Waldeir de Freitas, um assessor dele e um advogado estavam no automóvel. Defesa dos citados tem espaço aberto para envio de nota: 27 99808-4347. Clique aqui para comentar esta notícia e seguir o Eu Vi em Linhares no Instagram.
Mín. 19° Máx. 28°