O sol forte sem uma única nuvem no céu logo deu lugar à fumaça, muita fumaça. E ela foi vista praticamente em toda a sede de Linhares, Norte do Espírito Santo. Primeiro a nossa Redação recebeu imagens vindas de um canavial, na região do bairro Santa Cruz; depois vieram outras do Canivete, em seguida do bairro Planalto e depois de pelo menos outros quatros pontos da cidade, todos com fogo em vegetação. Foi assim a primeira segunda-feira (02) de setembro na chamada cidade das águas.
Chuva, pelo amor de Deus – Na proporção que as imagens chegavam, também vinham mensagens dos leitores anunciando que estavam passando mal devido ao ambiente tomado pela fumaça. As varandas, garagens e quintais começaram a ficar sujos de fuligens. “Precisamos de chuva, pelo amor de Deus!”, exclamou uma dona de casa.
Medo no condomínio – No bairro Planalto, num condomínio residencial, muitos moradores também nos enviaram imagens, algumas delas assustadoras. “Estou pegando a minha cachorrinha e saindo de casa”, disse uma leitora. “Meu Deus, (o fogo) já atingiu o muro, a cerca elétrica, e nem consigo mais respirar. Fomos orientados a sair de casa”, disse outra leitora.
Conforme um morador que trabalha à noite e estava descansando à tarde, “o que se via eram pessoas tossindo, algumas passando mal mesmo”. Ele acrescentou que houve até mobilização para usar a água da piscina, já que as chamadas para o Corpo de Bombeiros não tinham retorno, e o fogo estava “entrando” numa parte ainda em construção.
Uma tela na quadra de lazer foi destruída pelo fogo, a água da piscina e a mangueira do condomínio foram usadas para resfriar o muro que, ainda de acordo com os moradores, começou a estalar. Uma criança que havia ficado internada no hospital e se recuperava em casa, e sofre de problema de asma, foi retirada ás pressas do apartamento e levada para o bairro Interlagos.
Por fim, quando publicamos essa informação, pouco antes das 19h, a situação estava controlada, através da iniciativa do próprio condomínio, que, inclusive, providenciou um carro-pipa para a parte atingida pelo fogo. Nós encaminhamos o conteúdo (que mostra o fogo) para um integrante do Corpo de Bombeiros, porém, não tivemos retorno. E clique aqui para comentar essa, e aproveitar para seguir o Eu Vi em Linhares no Instagram.
Mín. 18° Máx. 27°