
Uma cena triste que se repete na Lagoa do Interlagos, que faz parte da que margeia desde o bairro Lagoa do Meio ao Aviso. Vídeos que recebemos na manhã deste sábado (13) mostram mortandade (mais uma) de peixes. “Quando está calor demais, explicam que esse é o motivo, mas, e quando chove como acontece esses dias, qual é o motivo de tantos peixes mortos?”, questiona moradora.
Clique aqui e siga o Eu Vi em Linhares no Instagram
Uma mulher que todos os dias disse que "ora olhando para a lagoa", pediu para a nossa Redação o que estaria acontecendo. "Dá até vontade de chorar", resumiu. O primo de outra moradora explicou que sua parente também vivencia a situação, e que “são muitos peixes mortos”, afirmando que o mau cheiro começa a tomar conta do ar, e que “alguma coisa precisa ser feita urgente”.
E nós enviamos e-mail para o setor de comunicação da Prefeitura de Linhares, e aguardamos retorno. Contudo, em uma situação de outubro de 2020, quando a mortandade de peixes em Linhares foi motivo de manchetes no Brasil, a nota da disse que “as causas podem estar ligadas a influência da mudança brusca de temperatura no movimento das águas da Lagoa, a qual provoca a ascensão da água do fundo, pobre em oxigênio, para a superfície, sendo este um fenômeno natural chamado de inversão térmica, o que, ocasionalmente, pode gerar eventos como este”.
Naquela ocasião, a Prefeitura também afirmou que uma equipe da Secretaria faria a coleta da água para análise em laboratório e também contribuir com a identificação da causa da mortandade das espécies; e que os peixes seriam recolhidos do local por uma equipe da Pasta. Veja abaixo um dos vídeos da manhã de hoje (13):
Mín. 19° Máx. 28°