Terça, 15 de Junho de 2021
27 99808-4347
Geral Cancelado!

Alistamento Militar: Prefeitura cancela pela segunda vez Juramento à Bandeira em Linhares

O prazo para o Alistamento Militar Obrigatório, para os nascidos em 2003, termina no dia 30 de junho.

10/05/2021 07h29 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Alistamento Militar: Prefeitura cancela pela segunda vez Juramento à Bandeira em Linhares

Se você estava se preparando para  a Cerimônia de Juramento à Bandeira, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e a Junta de Serviço Militar de Linhares, e que aconteceria no próximo dia 14 de maio (sexta-feira), esqueça: É que a iniciativa voltada aos jovens que residem em Linhares, que receberam a dispensa, e aos Conscritos Dispensados do Serviço Militar, foi cancelada, conforme aviso enviado pelo setor de comunicação da Prefeitura.

Leu? Causador de tragédia em Linhares faz aniversário no dia da transferência para a PRF. Ele não tem CNH e dirigia sob efeito de bebida alcoólica. Uma mulher que seguia com a família para o almoço do dia da mães, morreu no local

Continua depois da publicidade

Na cerimônia, que seria realizada às 8 horas no Tiro de Guerra, no bairro Três Barras, 400 jovens do município, dispensados de prestar o Serviço Militar Obrigatório, realizariam o juramento solene perante a Bandeira do Brasil – ocasião em que receberiam o Certificado Dispensa de Incorporação (CDI).

Evento é cancelado pela segunda vez - O evento, que aconteceria em maio de 2020, havia sido adiado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), conforme estabelecido pelo Decreto Federal nº 10.538/2020. Segundo a Prefeitura, os jovens retiraram o certificado de dispensa diretamente no site oficial do Alistamento Militar ou na própria Junta Militar.

Continua depois da publicidade

Estava tudo pronto para a cerimônia neste ano de 2021, pois os jovens precisam do documento para ingressar no mercado de trabalho ou faculdade, e prestar concurso público. Tudo estava sendo organizado em consonância com os protocolos de prevenção da Covid-19, mas a cerimônia foi cancelada.

A Prefeitura de Linhares informou que, devido ao cancelamento da cerimônia de Juramento à Bandeira, em 2020, muitos jovens que estavam com processo em aberto, deixaram de comparecer à Junta de Serviço Militar para dar prosseguimento ao Alistamento Militar Obrigatório. E alertou: esses jovens devem regularizar a situação.

A Junta de Serviço Militar de Linhares reforçou que os jovens que estavam com processo em aberto confundiram que os mesmos estariam dispensados devido ao cancelamento do Juramento à Bandeira. Com isso, eles não procuram tomar conhecimento do que se trata a cerimônia e, então, se ‘dispensaram’ por conta própria.

Continua depois da publicidade

Alistamento Militar Obrigatório - O prazo para o Alistamento Militar Obrigatório, para os nascidos em 2003, termina no dia 30 de junho. Além de acessar o site https://alistamento.eb.mil.br, é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, que pode ser baixado pelo Play Store ou Apple Store.

O cidadão que não se alistar no prazo estará em débito com o Serviço Militar, ficando impedidos de prestar concurso público, emitir passaporte ou se matricular em universidades, por exemplo. A multa para quem deixar de se alistar gira em torno de R$4,78 – o valor é corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Continua depois da publicidade

O Alistamento Militar se inicia no ano em que o jovem completa 18 anos até os 45 anos. Acima de 28 anos, o cidadão se alista e é automaticamente dispensado, pois ingressa na classe de dispensa dos maiores de 30 anos. O processo é obrigatório àqueles que completam 18 anos no ano em curso. (Fonte e foto: PML).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias