Manchetes sobre a vacinação contra a Covid-19, nesta primeira fase da imunização no Brasil, geralmente são ilustradas com vovôs e vovós, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, incluindo idosos acima de 75 anos. E, no caso dos idosos, muitos que não moram nessas instituições, ainda aguardam da fila, pois não tem vacina para todos.
Leia também - Pontal: Festança de Carnaval é embargada após denúncia no Eu Vi em Linhares
Mas, então, o que justifica fotos que nas últimas horas têm sido exibidas nos perfis de gente muito jovem, saudável, e que trabalha em academias? “Se tem vários tomando, é porque a prefeitura liberou, mas, a pergunta é, porque né?”. Assim um leitor considera o que viu: Personal Trainers nas redes sociais, comemorando ter tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto muitos vovôs e vovós nem têm ideia de quando irão tomar.
Secretário de Saúde esclarece tudo - Nós buscamos uma resposta com o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. E ele explicou que os profissionais em questão estão classificados como “Educadores Físicos”, e que a Resolução 013 do Governo do Estado e a Portaria 639 do Ministério as Saúde, classificam esse grupo como “profissionais de saúde”.
Ainda de acordo com Saulo, se a Secretaria Municipal de Saúde não seguir o que dispõe na resolução e na portaria, e se algum desses profissionais denunciar, o Município é penalizado. E a demanda em busca das doses é grande em Linhares.
Os funcionários das academias de ginástica e outras modalidades fornecidas por esses estabelecimentos começaram a ser vacinados nesta quinta-feira (11). Nas escolas das redes pública e particular, o professor de Educação Física é o único a ser vacinado, tendo respaldo da portaria e resolução citadas acima.
Mín. 17° Máx. 21°