Sábado, 18 de Setembro de 2021
27 99808-4347
Geral Alerta em Linhares

Foi lesado no posto de combustíveis? Procon Linhares orienta: Denuncie!

Diretor cita uma propaganda enganosa, que fere o Código de Defesa do Consumidor e lesa os direitos dos consumidores.

13/12/2020 06h22
Por: Redação
Foi lesado no posto de combustíveis? Procon Linhares orienta: Denuncie!

A equipe do Procon de Linhares iniciou nesta sexta-feira (11) a fiscalização nos postos de combustíveis do município a fim de fiscalizar a afixação de preços e a forma de oferta de cashbacks (aplicativos que concedem descontos ou reembolso de dinheiro).

Segundo o diretor do órgão, Geraldo Roza, alguns estabelecimentos divulgam de forma ostensiva, por meio de grandes placas, os preços dos combustíveis já com o desconto conferido a quem utiliza o aplicativo de pagamento, o que leva o consumidor a acreditar que aquele é o preço final do litro. “Trata-se de uma propaganda enganosa, que fere o Código de Defesa do Consumidor e lesa os direitos dos consumidores. Por isso, nós sempre orientamos para que os consumidores denunciem essa prática abusiva junto ao Procon”, diz Geraldo Roza.

Continua depois da publicidade

Conforme o órgão, os consumidores têm sido atraídos pelo preço promocional, porém, são surpreendidos, na hora do pagamento, pela informação de que o preço promocional do litro do combustível contempla apenas os consumidores que pagarem com aplicativo on-line.

“Apesar de o preço promocional estar na placa ou faixa, ele não vale àqueles que pagam em dinheiro ou outra forma de pagamento. Logo, diante disso, a fim de resguardar os direitos dos consumidores quanto à informação clara e adequada sobre todos os preços praticados, iniciamos esse trabalho de fiscalização nos postos de combustíveis de Linhares”, explica o diretor.

Continua depois da publicidade

Geraldo Roza explica ainda é obrigação de o estabelecimento informar em local visível os preços praticados de todos os combustíveis comercializados, seguindo as regras de precificação vigentes. “A informação é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor e o cidadão não pode ser induzido a erro pelos fornecedores”, completa.

Denúncias - Para coibir a prática, o Procon de Linhares orienta aos consumidores, que se sentirem lesados, que denunciem os postos – que cometeram a infração – junto ao órgão localizado na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro.

Se confirmada a conduta, o estabelecimento será multado e o caso será encaminhado ao Ministério Público. Mais informações pelo telefone (27) 3372 2129. (Fonte e foto: PML).

Continua depois da publicidade
3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias