Sábado, 23 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Geral Ocorrências

Câmeras de videomonitoramento registram quase 2 mil ocorrências em 2020 em Linhares

Sorria, você está sendo filmado...

01/12/2020 15h01
Por: Redação
Câmeras de videomonitoramento registram quase 2 mil ocorrências em 2020 em Linhares

Roubos, furtos, assaltos e acidentes estão entre as mais de 1,6 mil ocorrências registradas pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura entre os meses de janeiro a novembro de 2020. Ao todo, cerca de 63 câmeras de videomonitoramento estão instaladas em pontos estratégicos, 13 delas no Centro da cidade.

Das 1630 abordagens registradas, 44 foram conduzidas para a polícia; ainda foram registrados 9 furtos e arrombamentos e 65 solicitações de imagens por órgãos competentes. Já a respeito do trânsito, neste mesmo período, a Central registrou 167 acidentes e 49 infrações.

A Central de Videomonitoramento, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, proporcionando respostas imediatas às ocorrências, também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. A Central de Videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, no Centro.

“O trabalho desenvolvido na Central de Videomonitoramento contribuiu muito para segurança dos linharenses, pois isso pode ser evidenciado pelos dados colhidos de janeiro a novembro de 2020. Portanto, volto afirmar que nossas câmeras tem sido fundamentais para auxiliar nossas forças de segurança e ajudar a combater o crime em nossa cidade”, afirmou o coordenador da Central de Videomonitoramento, Renato dos Santos Nogueira.

O secretário municipal de e Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones da Silva Mattos, reforçou a importância dos equipamentos para a segurança da população. “As câmeras representam o olhar atento e vigilante do poder público, por 24 horas em diversos pontos da cidade. É uma ferramenta de segurança pública que traz mais tranquilidade para nossa população”, destacou o secretário. 

Central de Videomonitoramento

Em Linhares são 63 câmeras distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

A Central de Videomonitoramento possui dez telas de parede e mais 20 telas de mesa, que exibem o cotidiano das ruas em alta definição, e permitem a visualização a 600 metros de distância. As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada. Neste período de pandemia, os servidores trabalham em regime de escala, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.

Alcance

Cada câmera tem um alcance de registro de imagens de 600 metros de distância, sendo que as imagens captadas a 300 metros são mais nítidas para fazer os devidos reconhecimentos. (Fonte: PML)

9 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias