Sábado, 23 de Janeiro de 2021
27 99808-4347
Geral Greve

Coletores paralisam atividade, e lixo começa a se acumular pelos bairros de Linhares

Só voltam depois de reivindicação atendida, afirma sindicato.

23/11/2020 23h11 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Coletores paralisam atividade, e lixo começa a se acumular pelos bairros de Linhares

Os coletores de lixo que atuam em Linhares entraram em greve no início da noite desta segunda-feira (23), e só voltarão à atividade depois que a empresa contratada pela Prefeitura de Linhares atender a reivindicação de colocar o 4º profissional em cada um dos carros, os chamados Papões. (Veja nas fotos abaixo o ofício com a resposta da Prefeitura.)

Madalena Garcia da Silva, do Sindilimpe-ES, o sindicato da categoria, disse que contrários à resposta da Prefeitura de Linhares mediante à solicitação da categoria, os profissionais, com apoio do sindicato, já não recolheram o lixo no turno da noite do primeiro dia útil da semana. “O Sindilimpe-ES está junto com os trabalhadores reivindicando esse quarto coletor, pois em todo o Estado os trabalhadores atuam com quatro coletores, menos em Linhares", explica Madalena.

Um profissional disse ao Site Eu Vi em Linhares que o turno que deveria começar as 18h desta segunda-feira (23), se encerraria as 2h da madrugada desta terça (24), mas em reunião em frente a empresa, no bairro Palmital, ninguém saiu para coletar o lixo.

Segundo ele são cinco papões a noite e 10 durante o dia, cada um com um coletor para juntar e dois para colocar o lixo dentro do papão. “Queremos, aliás, precisamos, de dois no carro e dois juntando o lixo, como era antes”, disse ele. O sindicato informou que o salário do coletor de lixo é de R$1.366,42 e o de gari é R$1.291,78.

E sem coletores, o lixo começou a se acumular pelos bairros. O sindicato disse que tem uma reunião marcada para às 10h30 desta terça-feira (24) na sede da empresa, entre representantes dos coletores, sindicato, empresa e Prefeitura, para definir o que será feito. Contudo, ela garantiu que o lixo só voltará a ser recolhido em Linhares se for incluído o quarto coletor. Veja abaixo resposta da Prefeitura:

9 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias