Domingo, 25 de Outubro de 2020
27 99808-4347
Geral Colocação

Linhares está entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

Levantamento foi realizado por uma empresa de consultoria.

18/09/2020 16h15 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Linhares está entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

Um levantamento realizado pela empresa de consultoria Urban Systems, através da plataforma Connected Smart Cities – que visa mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil –, aponta que Linhares está entre as 100 cidades mais inteligentes do país. 

O município de Linhares está na posição número 46 do Ranking Connected Smart Cities, com nota 30,847. Essa é a segunda melhor posição do Espírito Santo na pesquisa, uma vez que o município ficou atrás apenas da capital Vitória, que ocupa a 5ª colocação no ranking.

A pesquisa Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE, em 2019), totalizando 673 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes; 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes. 

O estudo traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems – denominada de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) – que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país, de modo que possam atender a um dos 10 setores da pesquisa: Mobilidade e Acessibilidade; Meio Ambiente; Urbanismo; Tecnologia e Inovação; Saúde; Segurança; Educação; Empreendedorismo; Energia; Governança e Economia.

Ao todo são 70 fatores relevantes para hierarquização dos municípios brasileiros mais inteligentes, entre eles o Percentual de Atendimento Urbano de Água, Percentual de Atendimento e Tratamento Urbano de Esgoto, Percentual de Cobertura de Coleta de Resíduos Sólidos, Plano Diretor Estratégico, Leitos por Habitantes, Despesas com Saúde, Cobertura Equipe de Saúde da Família, Despesas com Educação, Resultados no Ideb, Índice Firjan, e Crescimento de Empregos e Empresas.   

Sobre a plataforma

A plataforma Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. 

O propósito da plataforma é proporcionar espaços para integração e estimular a inovação no setor público; além de promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo, entidades e empresas com vistas a atender as necessidades do cidadão consciente, a fim de que as cidades brasileiras possam se tornar mais inteligentes e conectadas. 

A meta da Urban Systems é que, até o ano de 2025, por meio da plataforma, as cidades brasileiras possam subir um degrau ou mais na escala de desenvolvimento, se aproximando dos índices dos modelos das cidades inteligentes do mundo.

10 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias