Sexta, 18 de Setembro de 2020
27 99808-4347
Geral Segunda

Donos de bares anunciam fechamento da Ponte Joaquim Calmon, em Linhares

E será logo cedo, nesta segunda (3).

02/08/2020 21h40 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Donos de bares anunciam fechamento da Ponte Joaquim Calmon, em Linhares

Um aviso de que a Ponte Joaquim Calmon, acesso da Rodovia BR-101 sobre o Rio Doce, em Linhares, estará fechada nesta segunda-feira (3), deixou motoristas em alerta. A iniciativa, conforme nos informou um comerciante, é dos donos de bares, estabelecimentos que ainda não podem oferecer expediente no Município por conta da pandemia do novo coronavírus.

Leu? BR-101 manhã de segunda-feira: Donos de bares protestam em frente ao Estadual, em Linhares

“Pessoal, amanhã (3) cedo a ponte do rio Doce será interditada devido a manifestação dos comerciantes de bares noturnos, no qual estarei presente nesse manifesto. Estou falando isso para ciência de vocês devido, talvez, alguém aqui tenha alguma programação passando por ali. Então, caso alguém aqui tenha algo do que to falando, se programem, que a partir das 06:00 a BR 101, na altura da ponte, será interditada”.

O aviso acima chegou à nossa Redação e também conta com ampla divulgação na rede social. “Será tudo pacífico, apenas para mostrarmos que precisamos trabalhar, ou vamos passar fome”, disse um comerciante do setor.

Com a vigência da nova matriz de classificação de risco do Governo do Estado do Espírito Santo passando de  “ALTO” para “MODERADO” para a Covid-19, desde o  dia 27 de julho, a Prefeitura de Linhares (Município que saiu do Alto e passou para Moderado), por meio do Decreto 764/2020 do dia 26 de julho de 2020,  apresentou as regras para o funcionamento de comércio e serviços no município, com base no anúncio do Governo do Estado e alinhada à Portaria 136-R da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Em qualquer um dos níveis de classificação de risco dos municípios, os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão observar e reforçar as boas práticas e os procedimentos de higienização; bem como garantir as condutas adequadas de higiene pessoal e o controle de saúde dos colaboradores; além de estabelecer medidas de atendimento seguro ao cliente, a fim de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus.

Os  cuidados com higienização de mãos, não aglomeração, uso de máscaras e sair de casa somente se necessário, continuam sendo imprescindíveis durante o período da pandemia. O momento não é de relaxar. Confira as regras abaixo:

1) Linhares  ingressa no risco moderado;

2) Comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira de 10h às 16h, (sem a regra de alternância de dias pares e ímpares), mantendo as regras de higiene e afastamento;

3) Não é aplicada a limitação horária de funcionamento para retiradas pelo cliente em área externa do estabelecimento (take away) e para entregas de produtos na modalidade delivery;

4) Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda à sexta-feira (até as 18h) e aos sábados (até as 16h). O delivery é permitido fora desses horários, inclusive aos domingos;

5) Lojas de conveniência poderão vender bebidas alcoólicas de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h;

6) Consumo presencial em distribuidoras de bebidas continua proibido;

7) Bares ainda não podem abrir;

8) Academias com área igual ou superior a 75m² (setenta e cinco metros quadrados) não precisarão observar a limitação máxima de 5 (cinco) alunos por horário de agendamento, observando o disposto na Portaria nº 100-R da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, de 30 de maio de 2020, bem como nas demais portarias a serem expedidas pela SESA, considerando a necessidade de coordenação integrada e eficaz das medidas de emergência em saúde pública entre o Estado do Espírito Santo e os municípios capixabas;

9) O funcionamento de shopping centers será de segunda à sexta-feira, exceto feriados, com funcionamento limitado das 12h às 18h para as lojas de alimentação e das 12h às 20h para as demais lojas, e observará o disposto na Portaria nº 100-R da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, de 30 de maio de 2020;

10) O funcionamento dos estabelecimentos prestadores de serviços que não estiverem relacionados no Bloco I do Anexo Único deste Decreto, dar-se-á em horário normal, de segunda à sábado. Fonte: PML.

17 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias