Sexta, 14 de Agosto de 2020
27 99808-4347
Geral Desespero

Desesperado, lojista de Linhares fecha filiais e pede socorro

Hoje (15) ele colou cartazes a frente da única loja que restou.

15/07/2020 19h48
Por: Redação
Desesperado, lojista de Linhares fecha filiais e pede socorro

“S.O.S.”, “Ajuda”, “Precisamos trabalhar”. A loja de venda de acessórios e conserto e manutenção de aparelhos celulares que pertence ao comerciante Alan Augusto Tavares Pacheco Alves, de 28 anos, e que fica no Centro de Linhares, recebeu cartazes com esses dizeres, em toda parte frontal, e foram colados por ele nesta quarta-feira (15).

Leitor do Site Eu Vi em Linhares, Alan disse que o estabelecimento que funciona na Rua Monsenhor Pedrinha, foi o que lhe restou de três unidades desde que passou a enfrentar a restrição no expediente. “Fechei 2 lojas perdi 3 funcionários, estou cheio de contas para pagar, não posso pedir redução de aluguel por medo de perder o ponto. Na verdade, já não sei mais  que fazer”, disse ele.

As lojas que tiveram as portas fechadas tinham 5 anos e 4 anos de existência. A primeira estava com clientela formada no bairro Conceição, e segunda também com clientes fieis, funcionava no Mercado Municipal.

O estabelecimento que Alan pretende manter no número 1105 da Monsenhor Pedrinha, funciona há um ano. “Gerava 4 empregos, mais eu e minha esposa, e agora só tem um. A situação ta horrível, mal consigo pagar aluguel, e manter a loja. Sem contar que nenhum empréstimo foi aceito”, disse o comerciante.

Alan disse que desde que o atual Decreto passou a vigorar, a loja dele funciona somente dias ímpares: “Ou seja, tem semana que só posso abrir dois dias e semana que abro 3 dias. Apenas 10 dias no mês, e ainda com horário reduzido pela metade, de 10h às 16h. O que fazer? Quando vão deixar a gente trabalhar?", concluiu ele.

O que diz a Prefeitura de Linhares:


“A Prefeitura de Linhares informa que, de acordo com o novo Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo, o Município foi classificado como Risco Alto para o novo coronavírus.

Diante deste novo cenário, o Município adota medidas de prevenção à pandemia em conformidade com a Portaria 100, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Dentre estas medidas, o funcionamento do comércio local, que deverá abrir as portas sob regime de revezamento, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, e ficando fechado aos sábados e domingos.

A Prefeitura ressalta, ainda, que cumpre a Notificação Recomendatória do Ministério Público Estadual nº 2020.0005.4688-50, de 22 de abril de 2020, que determina  que o Prefeito de Linhares se abstenha de expedir/publicar decretos municipais que contrariem e/ou flexibilizem normas previstas nos Decretos Estaduais.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).”

O Decreto dispõe sobre o funcionamento do comércio em sistema de revezamento, em dia pares e ímpares, seguindo orientações sobre a classificação de Linhares com Risco Alto no Mapa de Gestão de Risco do Governo do Estado do Espírito Santo. Confira abaixo como está a classificação dos Blocos para funcionamento do comércio em Linhares:

BLOCO I

Horário normal de funcionamento

Farmácias; drogarias; comércio atacadista; distribuidoras de gás, de água e de energia; prestadoras de serviços de internet; padarias; lojas de cuidados de animais; postos de combustíveis; lojas de conveniências; casas lotéricas; revendas agropecuárias e congêneres; armazéns gerais; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; oficinas de máquinas agrícolas; lavanderias; laboratórios; clínicas; hospitais; consultórios médicos; odontológicos; fisioterápicos e demais serviços de saúde; serviços advocatícios e contábeis; hotéis e pousadas; transporte de passageiros e de entrega de cargas; imprensa; instituições financeiras e seus correspondentes.

BLOCO II

Dias de funcionamento: dias ÍMPARES do calendário, de segunda à sexta-feira

Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Lojas de vendas de materiais de construção, de ferragens, ferramentas, material elétrico, material hidráulico, tintas, vernizes e materiais para pintura; pedras ornamentais e de revestimento; tijolos, vidraçaria, madeira e artefatos de cimento; lojas de vendas de peças automotivas; lojas de vendas de veículos automotores; móveis; eletrodomésticos; eletroeletrônico; papelarias; livrarias; lojas de celulares; prestadores de serviços de eletrônicos e acessórios; informática; artigos para escritório; estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas; copiadoras; papelarias; livrarias; colchões; bancas de jornais e revistas. 

BLOCO III

Dias de funcionamento: dias PARES do calendário, de segunda à sexta-feira

Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; tecidos; armarinhos; cosméticos e perfumarias; joalherias e bijuterias; óticas; floricultura; artigos para festas, chocolates; bombonieres. 

BLOCO IV

Dias de funcionamento: de segunda à sexta-feira

Horário de funcionamento: de 10h às 16h

Restaurantes; lanchonetes; pizzarias; sorveterias, açaiterias.

SERVIÇO PÚBLICO

O expediente na Administração Direta e Indireta do Município de Linhares permanecerá de terça à sexta-feira, excetuando-se os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, como unidades de saúde e Hospital Geral de Linhares (HGL), e outras unidades administrativas consideradas essenciais ou que operem em regime de plantão, como a Central de Ambulâncias (156), Guarda Civil Municipal (153), e limpeza pública urbana.

10 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias