Limpeza

Mais notícias da Lagoa do Meio: PML remove plantas aquáticas

Ação já foi executada dois lados da lagoa, sentido Jardim Laguna/Palmital, e sentido bairro Interlagos.

13/05/2020 08h34
Por: Redação

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), iniciou a limpeza da lagoa localizada entre os bairros Araçá e Interlagos. Essa é a terceira e última etapa do plano de remoção de macrófitas (plantas aquáticas) nas lagoas urbanas do município.

Leu? Aves chamam a atenção na Lagoa do Meio

No momento, os serviços de limpeza estão sendo executados na lagoa que compreende a ponte que liga os bairros, na margem do Interlagos. Posteriormente, os trabalhos serão realizados na margem situada no bairro Araçá.

De acordo com a Semam, a ação é uma medida para conter a proliferação da vegetação aquática, que é formada com o depósito de material orgânico nas lagoas, por meio de ligação clandestina de esgoto. “Essa vegetação flutua na superfície da água e bloqueia a passagem de luz solar até a profundeza da lagoa, provocando a baixa oxigenação da água. Isso aumenta a mortandade das espécies aquáticas, principalmente a de peixes”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabricio Borghi Folli.

Após a conclusão dos trabalhos, a Semam e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município reforçarão a fiscalização das ligações clandestinas de esgoto nas lagoas. Por isso, a Prefeitura orienta os cidadãos a evitar o despejo de dejetos, inclusive, resíduos de construção civil, entulhos e lixo doméstico nas margens das lagoas.

Outras etapas - As duas primeiras etapas de limpeza das lagoas urbanas de Linhares já foram concluídas. Os trabalhos de remoção de macrófitas foram iniciados na Linha Verde, nos dois lados da lagoa, sentido Jardim Laguna/Palmital, e sentido bairro Interlagos.

Os serviços de limpeza também foram executados na lagoa que compreende a ponte que liga o bairro Shell ao Interlagos, na margem do bairro Interlagos, próximo à EMEF “Samuel Batista Cruz”; e na margem situada no bairro Shell, incluindo a área atrás do antigo Dnit. (Fonte e fotos: PML).

6comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários