Coronavírus

Linhares fora da lista de hospitais preparados para atendimento a casos de coronavírus

Confira os hospitais no interior do ES, para quem precisar de tratamento.

14/03/2020 07h30
Por: Redação

Se você teme contrair o Covid-19,novo coronavírus, em algum hospital de Linhares por medo de que algum paciente esteja isolado ali, pode ficar despreocupado.

Leu? HGL atende casal com suspeita de coronavírus

Na lista relativa ao interior do Estado do Espírito Santos, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Governador Renato Casagrande, na ocasião em que anunciou o Decreto de Emergência de Saúde Pública que será publicado na segunda-feira (16), não tem o nome de nenhuma unidade hospitalar de Linhares.

Por outro lado, caso você ou alguém da sua família necessite de leitos reservados em hospitais para o tratamento de possíveis casos da doença, o período desse tratamento no interior do Estado será um dos seguintes hospitais: Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, e Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.

Com o decreto Emergencial, o Estado poderá estabelecer isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver; e campanha de comunicação para utilidade pública.

Uma Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, também faz parte das ações no ES. Dela participarão as Secretarias de Governo (SEG), da Saúde (SESA), da Justiça (Sejus), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e Procuradoria-Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES); além.da Educação (Sedu) e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). O  

objetivo é disponibilizar informações que possibilitem subsidiar a tomada de decisões e a gestão da situação do novo coronavírus.

Como se prevenir

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Foto: Hannah A Bullock; Azaibi Tamin/CDC

8comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários