Casos suspeitos

HGL atende casal com suspeita de coronavírus

Foi coletado material para a realização de exames. Informação da suspeita foi confirmada por um servidor do hospital.

13/03/2020 15h42Atualizado há 4 semanas
Por: Redação

Um casal com suspeita de coronavírus foi atendido no Hospital Geral de Linhares durante a noite desta quinta-feira (12). Nós confirmamos a informação com alguém do setor. “Foi colhido material para encaminhamento para exame, mas trata-se de um casal com suspeita, ou seja, não tem caso confirmado”, disse a nossa fonte.

Os pacientes foram liberados mediante as devidas instruções para não saírem  de casa até o resultado do exame. Não foi citado o bairro de origem, idade e nem quando será divulgado o resultado do exame.

Imediatamente após o ocorrido, a maioria dos servidores da referida unidade hospitalar passou a atender usando máscara. Os dizeres abaixo, e que estão na foto em destaque, são apenas um, dos enviados por centenas de leitores, todos eles alarmados querendo saber o que é fake e o que procede com relação ao novo coronavírus e o município de Linhares.

Recebemos fotos de profissionais usando máscaras, e abaixo, confira a informação que confirma o atendimento e detalha mais informações sobre o casal. A postagem é desta manhã de sexta-feira (13) e foi encaminhada por um médico, em um grupo de Whatsapp composto por profissionais da saúde:

“Acabei de atender um caso suspeito de coronavírus aqui no HGL. Sugiro que todos usem máscara para atendimento. O irmão da senhora veio de Londres... Caso confirmado de coronavírus (confirmei ligando pro CIEVS) ela e também o marido com quadro gripal”.

“HGL hoje (13) de madrugada. O irmão dessa senhora veio de Londres,  está na casa dela. Ela e o esposo chegaram no HGL com muita gripe”.

Evento suspenso em Linhares – Nos primeiros minutos da tarde desta quinta-feira (12), recebemos um comunicado da organização do 11º Campeonato Mundial de Paramotor, evento que aconteceria em Linhares, entre junho e julho, dando conta de que o campeonato foi adiado para o ano que vem, e que o motivo é o novo coronavírus (clique aqui e confira a íntegra do comunicado).

As Secretarias de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa) e de Linhares informaram que estão monitorando os dois casos suspeitos de coronavírus em Linhares. Os dados oficiais foram registrados pelo município em um sistema de notificação do Ministério da Saúde. Os pacientes, conforme o pronunciamento, apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade. As amostras biológicas dos dois pacientes foram colhidas no local onde foram atendidos e enviadas para análise no Lacen – Laboratório Central do Espírito Santo. Também informaram que os resultados deverão ser divulgados neste fim de semana, e que não há nenhum paciente com suspeita de coronavírus internado no Hospital Geral de Linhares (HGL).

A investigação dos casos é realizada exclusivamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que também é a responsável pela divulgação dos casos confirmados ou não da doença.Os pacientes considerados suspeitos estão em isolamento domiciliar, e seus familiares estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos, por exemplo.

É fundamental procurar o serviço de saúde mais próximo se a pessoa apresentar sintomas como febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados aos seguintes aspectos epidemiológicos: histórico de viagem em área com circulação do vírus (consulte os sites indicados no final do texto), contato próximo caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”). São feitos a partir da a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospitais referências no Estado ou pelo Lacen.

Os resultados são comunicados pelo Lacen ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso. Dicas de prevenção abaixo:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

13comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários