Sexta, 07 de Agosto de 2020
27 99808-4347
Geral Totola

Casal cria e cuida de jardim de escola no bairro Santa Cruz

Casal mora no bairro há mais de 30 anos.

18/05/2019 07h28
Por: Redação
Casal cria e cuida de jardim de escola no bairro Santa Cruz

O casal João André Tótola (64), mais conhecido como ‘Tótola’, e Deozina Maria dos Santos Tótola (56), é exemplo de amor ao Meio Ambiente em Linhares. Ele é “Amigo da Escola” no Ceim Alegria do Saber, que atende a comunidade do Santa Cruz.

Há mais de 10 anos, junto com a esposa, cultiva o jardim que fica em frente ao estabelecimento de ensino. Um detalhe: O jardim foi criado pelo casal, que mora no bairro há mais de 30 anos e é exemplo de cidadãos que fazem a diferença na sociedade.

Como tudo começou

Olhando para as árvores plantadas no jardim, o comerciante aposentado, liderança comunitária no bairro, se emociona ao lembrar como essa história começou. “Quando construíram o Ceim, na gestão do prefeito Guerino, a empreiteira colocou grama na frente que foi se deteriorando e a comunidade jogando lixo no local. Aí, tivemos a ideia de plantar essas árvores para embelezar a escola e fazer sombra para as crianças que esperavam com seus pais no sol até começar as aulas”, contou.

Dia sim, dia não, eles molham as árvores, varrem o necessário, capinam ao redor e podam. O que move o casal? Ele e ela declaram que "é o amor". Apontando para a placa que a filha colocou com os dizeres “Cuide do jardim que é de Deus”, Tótola detalha: “Sinto-me feliz ajudando, sinto muito amor pelas pessoas e pela natureza, porque vejo Deus em tudo isso. Morei na minha juventude em Rio Bananal e era professor na zona rural. Uma das minhas maiores alegrias foi plantar um pé de jamelão e vê a felicidade das crianças ao ver a planta crescer, dar frutos e comer. Desde essa época, já me dedicava a trabalhos voluntários”, falou, lembrando que as mudas das árvores foram eles mesmo quem produziram no quintal de casa.

Horta

Orgulhoso e cheio de simplicidade, Tótola contou que tudo sempre foi feito com muito carinho, assim como a horta que estão ajudando a escola a montar. “Fizemos os canteiros e a escola está preparando as mudas, aí vou ensinar as crianças a plantar e cuidar da hortinha”, falou.

A pedagoga da escola, Sueli Machado Batista, explicou que agora ele também participa do projeto de sustentabilidade “Minhas Ações, Meu Futuro”. “Eles já deixaram os canteiros prontos e vão trazer a terra para o plantio. As mudas de hortelã, alecrim e feijão estão sendo cultivadas pelos alunos com a ajuda dos professores e depois o senhor Tótola vai ensinar a plantar e orientar como cuidar. Ele é um voluntário muito importante para a escola e para a comunidade, visto que muitas árvores no bairro foram plantadas por ele. Temos um carinho muito grande por ele e a esposa, um casal muito solidário e que está sempre de prontidão a nos ajudar em tudo que a escola precisa”, explicou.

Homenagem

Toda essa dedicação foi reconhecida pelo Ceim Alegria do Saber: o jardim recebe agora o nome do casal, uma homenagem feita na abertura do projeto de Meio Ambiente desenvolvido na escola. Eles ganharam até um certificado que fazem questão de mostrar, que os reconhecem como “Semeador de Lindezas”. (Fonte e fotos: PML).

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias