Nativa das florestas tropicais, a pinha é abundante no Brasil. O preço não é tão doce quanto a fruta, que também é conhecida como biribá, ata, araticum, fruta do conde ou condessa, ariticum, graviola-brava, mas os benefícios que ela traz à saúde não têm preço.
Essa fruta “poderosa” possui grandes quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo e não faltam motivos para incluí-la no cardápio.
Abaixo listamos alguns benefícios da “Fruta do Conde” Para Saúde.
Sistema Digestivo: A pinha é rica em fibras, que ajudam no combate a prisão de ventre e regular funcionamento do intestino, além de saciar a fome por mais tempo e auxiliar na eliminação de toxinas do corpo.
Combate Anemia: A pinha é rica em dois nutrientes essenciais no combate da anemia. A combinação entre a vitamina C e ferro potencializa a absorção desse mineral pelo organismo. Além disso, a pinha ajuda na regulação da pressão arterial e do ácido úrico no corpo também são alguns dos benefícios desta fruta.
Rica em Vitamina C: A pinha é uma excelente fonte de vitamina C, a vitamina C é um antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalece o sistema imunológico.
Alivia dores de Cabeça: Uma folha umedecida ou folhas machucadas, na testa e nas fontes, provocam o sono e alivia a enxaqueca.
Benéfica para os olhos: Contém riboflavina e vitamina C, estes nutrientes ajudam a combater os radicais livres, mantendo assim, uma boa qualidade da visão.
Pele e Cabelo: A pinha contém uma grande quantidade de vitamina A e vitamina C, nutrientes muito benéficos para a beleza da pele e do cabelo.
Benefícios para gestantes: A vitamina A e C na fruta pinha são importantes não somente para a pele e cabelos, mas também para os olhos, sem falar no benefício para tecidos corporais do feto no interior do útero. Verificou-se que comer pinha ajuda a construir os nervos do cérebro do feto. O consumo regular desta fruta é bom para o crescimento do bebê. Além disso, o fruto é igualmente benéfico para a mãe como para a criança.
Artrite: A pinha contém uma elevada quantidade de magnésio, que ajuda a equilibrar a água do corpo e remover os ácidos das articulações, reduzindo os sintomas do reumatismo e artrite. O consumo regular também ajuda a combater a fraqueza muscular. Além disso, a fruta do conde contém também uma quantidade razoável de cálcio, que é vital para a saúde óssea.
Fonte: Sua Saúde
Mín. 18° Máx. 26°