O sistema de monitoramento da Viação Joana Darc em Linhares já registou no primeiro trimestre de 2017, 330.279 passagens gratuitas no Transporte Público Municipal de Passageiros. O número é baseado nos passageiros que passam pela catraca, com a utilização do cartão gratuidade e do benefício da integração de linhas.
Foram contabilizadas, de janeiro a março, 215.678 passagens gratuidades de idosos, 34.999 de pessoas com deficiência física e acompanhantes, 3.683 passagens para os alunos e acompanhantes da escola mantida pela Sociedade Pestalozzi de Linhares, e 2.276 passagens (passe livres) de funcionários da prefeitura.
O número de gratuidades no período ficaria ainda maior se fossem contabilizados os passageiros que não passam pela catraca e assim não entram na contagem do sistema, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, carteiros, idosos e deficientes com locomoção reduzida, e crianças menores de cinco anos.
Também no mesmo período, 73.543 passagens gratuitas foram geradas pelo benéfico da Integração Temporal de Linhas, onde o passageiro que pega dois ônibus para chegar ao seu destino, só paga uma passagem, no primeiro ônibus. Outro benefício, o do Cartão Escolar, foi utilizado 120.172 vezes. O estudante paga apenas metade do valor da tarifa e este dado não entra na contagem das gratuidades acima citadas.
O diretor administrativo da empresa, Antonio Luiz Comério, frisou que muitas pessoas são beneficiadas por leis que asseguram as gratuidades, porém não indicam a fonte de custeio. "As leis beneficiam várias categorias com a isenção de tarifa, mas não indicam quem vai arcar com este custo. Dessa forma, uma parte é suportada pela empresa e outra parte do valor das gratuidades acaba recaindo sobre o valor da tarifa", ressaltou?.
Mín. 21° Máx. 27°