Sábado, 17 de Abril de 2021
27 99808-4347
Cultura Tia dulce

Autoridades anunciam programação pelo centenário de Tia Dulce

Ironicamente, quando morreu ela estava esquecida pelas autoridades.

11/04/2017 11h14
Por: Redação
Autoridades anunciam programação pelo centenário de Tia Dulce

No início de dezembro de 2013, uma manchete do Site Eu Vi em Linhares trouxe a situação de esquecimento em que estava a agora saudosa Dulce Campos Pestana, a Tia Dulce. Ela nasceu e cresceu na casa número 170 da Rua da Conceição, no Centro, local de cenário de ensaio fotográfico, cuja estrela era ela, a Tia Dulce, geralmente alimentando pombos com milho (A foto que ilustra a manchete é de 2011, nas repartições da Secretaria de Cultura, há alguns metros da casa de Tia Dulce, na ocasião dos seus 94 anos - Créditos: Élida Oss).

O Site Eu Vi em Linhares expôs que a casa, antes com personagens ilustres sempre que a boa senhora comemorava aniversário, na ocasião da manchete sequer um telefonema recebia para alegrar a mulher que tanto se destacou em causas sociais no município. À época, Tia Dulce estava com 96 anos e um morador da Rua João Francisco Calmon lamentou o esquecimento e declarou: “Ela está acamada, e nos últimos 10 dias precisou ser internada. Mas parece que logo voltará para casa”.

Continua depois da publicidade

Leia também - Aos 96 anos: Tia Dulce não recebe mais atenção de “ilustres” e nem dá mais milho aos pombos

Mas ela não voltou. Dias após a publicação, mais precisamente na noite de 8 de dezembro, após 15 dias de internação no Hospital Rio Doce, Dulce Campos Pestana, a Tia Dulce, nos deixou.

Continua depois da publicidade

Leia ainda - Luto: morre Tia Dulce

Neste ano de 2017, quando a boa senhora completaria 100 anos, a Prefeitura anuncia que juntamente com a Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (Serlihges),  por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, celebrará a data com uma programação que terá como endereço a Rua da Conceição, “local onde Tia Dulce residiu por toda a vida”.

Continua depois da publicidade

Em uma das manchetes do Site Eu Vi em Linhares para manter viva a memória da idosa, publicamos as fotos acima (Créditos, caso alguém compartilhar em rede social ou usar em noticiários em geral), e mostramos o que encontramos no ambiente de saudade, no quatro onde Tia Dulce dormia. Divulgamos, ainda, a casa antes de ter sido reformada para abrigar um negócio de vendas de picolés que não deu certo.

Leia também - Dois anos sem Tia Dulce

Continua depois da publicidade

O evento sobre o centenário de Tia Dulce, conforme publicado no site da PML, está marcado para começar às 19h00 desta quarta (12), em frente ao Centro Cultural Nice Avanza. Na mesma publicação, a Prefeitura diz que o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Ivan Salvador Filho, considera a celebração como “um resgate da importância cultural que Tia Dulce tem para o cenário artístico do município e ainda uma forma de perpetuar e ampliar a sua história para as novas gerações”.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias