Entre voluntários do Brasil inteiro lá estava ele, literalmente esbanjando sorriso entre os que cuidam dos dentes de crianças e adolescentes que não têm como arcar com tratamento. Certo de que a missão vem sendo cumprida em Linhares, Norte do Espírito Santo, o dentista Itamar Francisco Teixeira, coordenador do projeto Dentistas do Bem no município, resume como foi a programação, no início deste mês de novembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais, onde mais de 500 dentistas estiveram reunidos na 11ª edição do 'Sorriso do Bem': “é uma forma de mantermos cada vez mais unidos, para que nesta força possamos dar continuidade ao maravilhoso trabalho da Turma do Bem”.
O evento anual da organização aconteceu nos primeiros quatro dias de novembro e teve “a empatia” como tema central neste ano de 2016. E trata-se de um dos principais encontros mundiais da área de odontologia em que são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas. Nesta edição, os participantes acompanharam palestras com os escritores Valter Hugo Mãe, Guilherme Fiuza, Thalita Rebouças, entre outros. O ator Rodrigo Santoro e a namorada também estiveram no evento, sem cobrar cachê.
Sobre a ONG
A ONG TdB, presidida por Fábio Bibancos, é considerada a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica. Em 14 anos de existência, impactou 68 mil jovens e 600 mulheres. Tem no formato um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil replicabilidade e pelo baixo custo para a organização.
Em Linhares
Em Linhares a Turma do Bem já realizou diversas triagens e megatriagens e tratou (e continua tratando) de problemas dentários de pacientes de 11 a 17 anos, alguns que jamais teriam como arcar, por exemplo, com custos entre R$ 10 a R$ 15 mil, se somados todos os procedimentos. As ações já foram motivos para diversas manchetes aqui no Site Eu Vi em Linhares.
Paralelo às ações da TdB, o coordenador da ONG em Linhares, Itamar Francisco Teixeira, também se envolve em ações voluntárias, como a voltada para o rastreamento e detecção precoce ao câncer de boca, realizada recentemente nas antigas repartições do extinto Hospital Talma, no bairro Colina, onde 172 pessoas foram atendidas com exame clínico.
Na mesma ocasião foram feitas sete biópsias sendo uma aspirativa e três casos com suspeita de malignidade (câncer).
Foram encaminhados 28 casos para tratamento no programa de prevenção e tratamento e saúde da boca.
O destaque foi para uma vovozinha de 105 anos, lúcida. E a ação contou com a participação da Dra Rosiene Conti, do Dr. Edi Sasaki, do Dr. Izequias Sousa Franca, das técnicas, Madalena e Zilda, e de três estudantes de odontologia: Rodrigo Tércio, Vinicius vitorazzi e José Augusto Barbieri. Também participaram como apoio uma recreadora e a secretária de Saúde, Bernadeth Braz.
Mín. 22° Máx. 29°