
Uma doença que está entre as que mais matam no Brasil. Assim e o câncer de boca. “Os que fumam e consomem bebida alcoólica estão entre os propensos em terem a doença, além dos que lidam com agrotóxicos, e também os que possuem próteses mal ajustadas, ou possuem dentes quebrados há muito tempo”, alerta o coordenador do núcleo de prevenção à doença, Itamar Francisco Teixeira.
Como estar fora desta lista? “Prevenir”, responde Itamar. E assim será nesta sexta-feira (21), quando profissionais da saúde de Linhares farão um mutirão de prevenção ao câncer de boca, com atendimento das 7h00 ao meio-dia, na Unidade de Saúde que funciona nas antigas repartições do extinto Hospital Talma, no bairro Colina.
Ato voluntário
O coordenador do núcleo de prevenção à doença explica que trata-se de uma ação voluntária e especificamente direcionada a adultos propensos a contraírem a doença. Logo, se você fuma ou possui o hábito de consumir bebida alcoólica, não perca a oportunidade de se prevenir, pois você é propenso em contrair o câncer de boca. “Estaremos em cinco profissionais, entre dentistas, técnicos, médicos e colaboradores para a realização de exames clínicos e também para as orientações sobre a doença”, disse Itamar.
Todos que procurarem atendimento receberão kits de higiene oral e protetor labial.
Mín. 17° Máx. 30°