
A Câmara de Linhares aprovou na tarde desta sexta-feira (06), em sessão extraordinária, o projeto de lei que permite à prefeitura contratar linha de crédito junto ao Banco do Brasil para investimentos no município. O projeto que vai beneficiar mais de 2 mil estudantes recebeu votos contrários dos vereadores Amantino Pereira Paiva e Fabricio Lopes e uma abstenção de Joel Celestrini. O valor aproximado a ser liberado é de R$ 12 milhões e houve a garantia do Executivo em aplicar o crédito nas obras de conclusão da Faceli, no BNH, no Colégio Antônio Fernandes, no Interlagos, entre outras. Um dos maiores defensores do bairro Interlagos, vereador Estéfano Silote, não compareceu à sessão.
Votaram a favor do projeto os vereadores Francisco Tarcísio Silva, Miravaldo Pereira de Almeida, o Pastor Miravaldo; Antônio Carlos da Cunha Teixeira; Milton Simon Batista, o Miltinho Coleg; Marcelo Pessoti, José Nilson Correa, o Zeca Corrêa, Renato Rangel, José Zitenfeld Cardia e Edmar Vitorazzi.
O projeto foi defendido na tribuna pela secretária de Finanças Maria da Conceição Deodoro Nunes. Ela esclareceu às dúvidas dos vereadores e explicou que o dinheiro é exclusivo para aplicação em investimentos. O pagamento será feito com base na receita dos royalties do petróleo, limitado a 10% do valor arrecadado pelo município. “O município já vem buscando essa linha de crédito desde o ano passado e recentemente o Banco do Brasil abriu essa possibilidade. Em um momento de crise econômica nacional, essa linha de crédito é fundamental para que a prefeitura continue a investir em melhorias para a cidade”, explicou Conceição.
O vereador Joel Celestrini se absteve alegando que não teve tempo para analisar melhor o projeto. Já Estéfano Silote não compareceu à sessão. Nos últimos meses, Silote, que é morador do Interlagos, intensificou o trabalho nas mídias sociais evidenciando cobranças e ações. No entanto, não compareceu à votação do projeto que visa a construção da escola. Em contato com o vereador, ele disse que teve uma agenda às 14h00 e depois não aguentou sequer ficar de pé, em decorrência de uma forte gripe.
O vereador Fabrício Lopes, do bairro Aviso, votou contra o projeto que irá beneficiar os alunos do bairro Interlagos e os estudantes da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), que receberá sede nova no bairro Novo Horizonte. “Não sou contra os moradores, mas voto contra o projeto por não confiar na atual administração”, afirmou Fabrício.
Na sua fala o vereador Tarcisio Silva, disse respeitar os votos de cada um dos colegas: “mas neste momento entendo que a nossa função de vereador está em discutir a matéria e votar, dando assim as condições legais para o Executivo tentar meios para conseguir esse recurso que vem em boa hora. Não podemos deixar de reconhecer o quanto é importante para os linharenses a conclusão da obra da Faculdade Pública de Ensino Faceli e da Escola Antônio Fernandes de Almeida no bairro Interlagos, escola esta aguardada há anos pelos pais e alunos do bairro. Neste momento cabe a nós votar a matéria, não está em pauta o desempenho da administração municipal, e sim fiscalizar as ações executadas pelo município”, disse Tarcísio.
Já Amantino Pereira Paiva votou contra alegando que não concorda que um gestor contraia dívidas para serem pagas pela gestão seguinte.
Questionada, a secretária de Finanças destacou que em 2013, a atua administração herdou dívidas da gestão anterior. De acordo com uma pesquisa do site Eu Vi em Linhares, a equipe do prefeito Nozinho Corrêa anunciou em janeiro de 2013 que o débito da administração naquela época era de R$ 26 milhões.
Fotos: Site CML
Mín. 19° Máx. 28°