
A princípio o que se viu foi o desencadeamento do pânico com um movimento de manada de pessoas querendo comprar e acumular agua em casa. Uma crise hídrica, quase um caos, ficamos quase vinte quatro horas sem agua, eram filas de pessoas com baldes, vasilhas, garrafas e todo tipo de utensílios para conseguir um pouco de agua nem que fosse para beber.
Famílias viajaram para casa de parentes em outros municípios para esperar a situação normalizar, coisa já mais vista e jamais pensada em se ver no municio que tem o titulo que ironicamente é “Linhares Terra do Verde e das aguas”
Devemos tirar lições deste episódio, pois com a natureza não se brinca, os abusos cometidos hoje sem controle por parte da humanidade, terá seu preço cobrado com juros e correção a curto ou longo prazo, mas a certeza é que alguém em algum momento terá que pagar a conta.
O que parece é que a quantidade de agua que nos cerca nos criou o sentimento de exuberância irracional, vivemos em um município cercado de lagoas, são mais de 60, mas como vimos toda essa agua em nosso entorno não foi o suficiente para nos livrar de todo o transtorno que passamos, pois a sua grande maioria esta totalmente poluída e imprópria para o consumo humano.
O senso comum colocou a culpa apenas no governante de plantão, deixando de lado as décadas de descaso de outros que ocuparam a cadeira de mandatário, não eximindo de responsabilidade o governo que ai esta, não temos noticias de nenhuma ação ou mobilização para conscientizar a população feitas pelos ex-administradores da cidade no sentido de reflorestar as margens de nossas lagoas e rios e nem mesmo na recuperação e proteção de nossas nascentes.
O mais importante a ser observado daqui para frente não é em quem a culpa vai cair, mas qual será o comportamento da classe politica e empresarial para reverter essa situação que há anos já dava sinal que alguma coisa estava errada, e como a população em geral assumira seu papel diante das mudanças que deveram adotar.
Depois do leite derramado não adianta chorar como diz o dito popular, neste caso, depois que a agua faltar não adianta postar fotos no face, tudo bem que essa é uma forma legitima de protestar, mas devemos cobrar ações preventivas, pois outras secas virão, a população irá aumentar ano a ano, novas empresas e industrias chegarão e todo esse crescimento trará uma grande demanda por agua tratada.
Estaremos prontos pra isso?
Finalizo com esse pensamento.
Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.
Thomas Fuller.
Ronaldo de Almeida – Jornalista e Consultor Politico.
Mín. 19° Máx. 28°