Domingo, 16 de Maio de 2021
27 99808-4347
Cultura Pedro J. Nunes

Escritor lança ficção em Vitória. “A última noite” traz contos incríveis

A obra contém seis contos inéditos e um já publicado

01/05/2015 07h31
Por: Redação
Escritor lança ficção em Vitória. “A última noite” traz contos incríveis

A Biblioteca Pública do Espírito Santo abre suas portas, no dia 07 de maio, para o lançamento do livro “A última noite”, do seu escritor-residente Pedro J. Nunes. A obra contém seis contos inéditos e um já publicado.
Para ambientar os contos, o autor criou um bairro no noroeste da ilha de Vitória, o Assunção. Todas essas histórias têm relação com este lugar fictício. Umas aconteceram aí (Nicodemos, o matador e A abantesma do bairro Assunção), outras aí nasceram (Teorema), e há aquelas que aí se consumaram (A última noite e Violeta). Se estes contos são atravessados pelo tema do amor entre os assuncenses, aquele pretensiosamente batizado Eventos de gente trágica: romance breve é o mais completo painel traçado sobre como se ama em Assunção.
O conto “Mariposa noturna em veranico de maio” foi escrito na década de 1990 e publicado na antologia “Mulheres: diversa caligrafia” e, assim como a antologia, ficou pouco conhecido.
Já que possui certa semelhança com os demais, por haver sido ambientado em alguns lugares imaginários em Vitória, foi incluído nesse volume.“Este é meu segundo livro de contos. O primeiro foi ‘Vilarejo e outras histórias’, lançado em 1992, hoje na sexta edição. Um período de 23 anos entre um volume e outro pode motivar suposições. Antes que alguém as faça, apresso-me com a justificativa de que minha principal razão para esse hiato é a de que já se escreve muito, e muita vez sem necessidade. Platão disse muito acertadamente que os tolos falam porque têm que dizer algo. Então, como nada tinha a dizer, posto me ache um tolo, não disse. Mesmo entre meus demais livros, que incluem três romances, um livro infantojuvenil e uma reportagem histórica, houve um lapso que justifica minha isenção”, declara Pedro J. Nunes.
O autor
Pedro J. Nunes é capixaba do sul do Estado. Nascido em Ibitirama, passou a infância e a adolescência em São José do Calçado. Mudou-se para Vitória em 1981, de onde não saiu mais. Formado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo, publicou os romances “Aninhanha”, “Menino” (Prêmio Virgínia Tamanini de Romance) e “A tarde dos porcos”, o volume de contos “Vilarejo e outras histórias”, o livro infantojuvenil “A pulga e o jesuíta” (Prêmio Secult de Literatura Infantojuvenil) e a reportagem histórica “Igreja e Residência Reis Magos: obra jesuítica em Nova Almeida”.
O escritor é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia Espírito-santense de Letras.
Serviço
Lançamento do livro “A última noite”, do escritor Pedro J. Nunes
Data: 07/05, às 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Rua João Batista Parra, 165 - Praia do Suá/Vitória)
Informações: (27) 3137.9351
Entrada gratuita. O livro será vendido a preço acessível.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secult

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias