
Incentivados por José Geraldo Giovani, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil), um grupo de deficientes treina forte para enfrentar adversários no basquete. O objetivo é montar uma equipe para competir dentro e até fora do Estado e o grupo de pessoas com deficiência tem treinado “pesado” todas as quintas-feiras.
O grupo, para falar a verdade, ainda precisa de mais adeptos e, de acordo com José Geraldo, acontece um fato curioso: “A Adefil tem se empenhado para conseguir estas pessoas, mas as próprias pessoas com deficiência, que cobram da entidade atividades em favor dos deficientes, não demonstram interesse”, disse ele.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares informou que são necessários 10 atletas e que os treinos acontecem na quadra esportiva do bairro Shell, todas as quintas-feiras, das 19 às 21 horas. Por enquanto, sete pessoas treinam, mesmo assim, a intenção é estrear a equipe em abril, no aniversário de fundação da Adefil, que é no dia 21. Porém, além de correr contra o tempo para completar o grupo, a Diretoria da Adefil está enfrentando outro problema: a falta de um professor de Educação Física. “O grupo vem treinando da forma que conhece a modalidade, pois estamos esperando um professor que viria da Secretaria de Esportes”, explica José Geraldo. O segundo problema, contudo, deve ser resolvido em breve. O novo secretário de Esportes, Estefano Silote, disse que até a semana que vem esse profissional deve estar disponível. "Assumi (a Pasta) na quarta-feira e estou fazendo um levantamento das prioridades, mas essa demanda será olhada com carinho", disse Estefano.
Atletas não precisam ser cadeirantes para treinar
O município de Linhares, ainda conforme declaração de José Geraldo, possui muitos deficientes que poderiam estar treinando o basquete, mas o presidente da Adefil explicou que a entidade enfrenta certo comodismo por parte dos que pedem o benefício e que isto tem dificultado. “Vem a cobrança, nos empenhamos ao máximo, conseguimos a opção de lazer através do esporte e depois, os que reivindicam, não demonstram interesse”, lamenta José Geraldo.
E para quem não sabe, a Adefil informa que para ser um atleta de cadeira de rodas não precisa necessariamente ser um cadeirante. “As pessoas interessadas precisam ter uma deficiência e vontade de se adaptarem a cadeira no decorrer dos treinos. Gostaríamos de deixar registrado aos leitores do Site Eu Vi em Linhares, que o governo federal cobra atividades em favor dos deficientes, e esses também nos cobram, mas na hora não correspondem”, pontuou o presidente da entidade.
Quem possui uma deficiência e tiver interesse em praticar basquete na cadeira de rodas, pode estar indo na quadra de esporte do bairro Shell toda quinta-feira, às 19 horas, e começar os trâmites de praxe para os treinos.
Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, a informação é que a Secretaria de Esporte e Lazer irá designar um profissional para o treinamento dos membros da Adefil no próximo mês. A secretaria ressalta que já vem prestando assistência a tal atividade, como na aquisição das cadeiras de rodas adaptadas para realização de esportes, através de uma parceria com o Governo do Estado.
Mín. 19° Máx. 28°