Eles fazem as rondas pela cidade, são solicitados pela população na rua mesmo, ou via 153. Na Central, agem rapidamente quando alguma cena chama a atenção nos “olhos da tecnologia”. Eles, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares, Norte do Espírito Santo, vem se destacando pelo trabalho firme e constante no enfrentamento à criminalidade. E o resultado acontece: Um levantamento feito pela Prefeitura mostrou que somente nos seis primeiros meses de 2025, os agentes realizaram 162 prisões, resultado de abordagens, operações integradas e monitoramento em pontos estratégicos da cidade e da zona rural.
Entre os detidos, 38 eram foragidos da Justiça ou possuíam mandados de prisão em aberto. Os dados são da própria GCM, que tem atuado com inteligência e agilidade no cruzamento de informações com os sistemas judiciais e policiais.
O trabalho desenvolvido tem como objetivo melhorar a sensação de segurança em toda a cidade por meio de um trabalho contínuo e eficaz com ênfase em ações preventivas. Além disso, a Guarda Civil Municipal presta apoio a outras forças de segurança sendo, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Conselho Tutelar.
A GCM atua 24 horas por dia, com presença tanto na área urbana quanto nas comunidades do interior. A corporação também conta com o suporte do sistema de videomonitoramento, instalado em pontos estratégicos do município, o que contribui para a agilidade nas ocorrências e para a prevenção de delitos. Clique aqui para comentar, parabenizar os GCMs e seguir o @euviemlinhares.
Mín. 16° Máx. 25°