Um cão da raça American Bully, que estava em condições críticas de maus-tratos no bairro Itapoã, em Vila Velha, foi resgatado por policiais civis do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Diretoria de Bem-Estar Animal, da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Foi nesta quinta-feira (29), e um homem de 40 anos foi levado para a delegacia.
A operação foi desencadeada após uma denúncia encaminhada pela Câmara Municipal de Vila Velha. De acordo com o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, nessa quarta-feira (28), uma equipe de fiscalização esteve no local, mas os moradores não permitiram a entrada para a avaliação do animal. Na manhã desta quinta-feira (29), com apoio da Polícia Civil, foi realizada nova diligência.
“O veterinário da Prefeitura constatou, no local, os maus-tratos, configurando o crime em estado flagrancial. O tutor foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado por crime de maus-tratos, previsto no artigo 32, parágrafo 1º-A, da Lei nº 9.605/98, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos, multa e possibilidade de proibição de guarda de animais”, informou o delegado.
De acordo com o delegado, o cão foi encontrado em estado crítico de desnutrição, infestado por carrapatos, com lesões nas orelhas, lesão ocular, e apresentando indícios de doença do carrapato e gastroenterite, com fezes contendo traços de sangue, conforme atestado pelo veterinário da Prefeitura de Vila Velha. O animal foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário especializado. Clique aqui para comentar a notícia e veja como a doguinha parece clamar por ajuda... aproveite e siga o @euviemlinhares.
Mín. 14° Máx. 22°