A morte de um adolescente de 17 anos que completaria 18 no mês seguinte ao do homicídio registrado no estacionamento de um forró às margens da Estrada do Pontal, em 2019, veio à tona essa semana na Pauta do Júri Popular no Fórum de Linhares, Norte do Espírito Santo. Marcos Vinicius Affonso Schiavon foi morto a tiros, e os envolvidos foram condenados pelos jurados. Vejamos os detalhes:
O júri, realizado na segunda-feira (12), contou com a atuação do Promotor de Justiça Felipe Amorim Castellan, e o representante do Ministério Público foi firme para conseguir a condenação dos acusados Leonardo Reis Teodoro, o Nego Leo, 28 anos; Tierri Santos Coswosk, 28 anos; e Wellington Almeida de Souza, o Letinho, 26 anos.
A advogada Fernanda Oliveira Rodrigues defendeu Leonardo; enquanto Tierri foi defendido pelos advogados Leandro Freitas de Sousa e Gabriel Bruno Giovanelli Tesch. Já Wellington contou com a defesa do advogado Jorge Monteiro Teixeira. O julgamento começou às 9 e terminou às 22h35. Somadas, as penas chegam a 87 anos de reclusão, em regime inicial fechado. E temos os detalhes, e em seguida relembre o crime e a motivação:
Os réus foram condenados pelo crime de homicídio qualificado (art. 121, §2º, incisos I, III e IV, do Código Penal). Leonardo à pena definitiva de 30 anos de reclusão, Tierri à 27 anos, e Wellington à 30. A prisão foi mantida e os acusados não poderão recorrer em liberdade. Agora vamos aos detalhes do crime e sua motivação:
O crime – De acordo com o Inquérito Policial, o crime aconteceu na madrugada do dia 14 de julho de 2019, por volta das 02h28, no estacionamento do "Forró Point do Roberto", localizado na Rodovia Paulo Pereira Gomes (Estrada do Pontal do Ipiranga).
Marcos Vinicius Affonso Schiavon, de acordo com a denúncia, estava com amigos no forró, e quando os réus descerem do carro no estacionamento do local, a vítima foi cumprimentá-los. O adolescente em seguida se virou para entrar no estabelecimento, sendo alvejado por disparos de arma de fogo. O trio, então, fugiu no carro que chegou.
Tráfico de drogas – Cita ainda a denúncia, que o crime teve como motivação a disputa voltada para o tráfico de drogas. A vítima, de acordo com as apurações, traficava para os réus. Mas, após passar a residir no Residencial Rio Doce, no Bairro Aviso, começou a traficar no local sob o comando do Morro do Jaburu, em Vitória, grupo rival dos denunciados.
Balística – A arma de fogo usada no crime foi apreendida na posse de um indivíduo, sendo negociada após a morte de Marcos Vinicius Affonso Schiavon, negociação, segundo a denúncia, feita com Tierri e Wellington. Submetida a exame específico, o de Microcomparação Balística com os projéteis extraídos da vítima, apresentou resultado positivo.
A denúncia também cita que a motivação do crime é torpe, sendo relacionada à rivalidade existente entre criminosos que atuam no comando do tráfico de drogas nas regiões do Jocafe e CDI (Invasão do Araçá), grupos dos quais os denunciados fazem parte; e do Residencial Rio Doce (CDD- Cidade de Deus), que atua sob o comando do Morro do Jaburu, em Vitória, grupo que a vítima integrava. Clique aqui para comentar a notícia e seguir o @euviemlinhares.
Mín. 14° Máx. 22°