O vereador Caio Ferraz teve a fala que divulgou nas redes sociais repudiada por um dos sindicatos mais sérios do Espírito Santo, o Sindsaúde. O parlamentar, conforme observou o sindicato, fez “declarações ofensivas e desrespeitosas” em vídeo divulgado na terça-feira (08), direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A Nota de Repúdio por parte do sindicato da categoria exigiu “uma retratação oficial, imediata e pública”, e o vereador atendeu.
Caio Ferraz disse que sua fala foi infeliz, pediu desculpas para a categoria, citou a importância do trabalho dos servidores, e divulgou a retratação. O Eu Vi em Linhares enfoca o assunto após encaminhamento da nota por parte dos servidores do setor, todos indignados, porém, agradecendo a posição do sindicato.
Confira abaixo a íntegra da manifestação do sindicato:
“NOTA DE REPÚDIO AO VEREADOR CAIO FERRAZ (LINHARES)
O Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Saúde Pública do Espírito Santo (Sindsaúde/ES) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio às declarações ofensivas e desrespeitosas proferidas pelo vereador Caio Ferraz, do município de Linhares, em vídeo divulgado ontem, terça-feira (08/04), nas redes sociais.
Em seu pronunciamento, o vereador — figura pública eleita democraticamente para representar a população — demonstra total desconhecimento sobre o papel essencial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ao afirmar que “é preciso fiscalizar porque eles não estão trabalhando”, além de insinuar que os profissionais recebem salários elevados de forma indevida.
A fala do vereador não apenas ignora a dura realidade enfrentada diariamente por essas trabalhadoras (es) — que atuam nas comunidades, muitas vezes em condições adversas, garantindo o acesso à saúde e à prevenção de doenças — como também fomenta a desinformação e desvaloriza uma das categorias mais importantes da atenção básica à saúde.
O Sindsaúde/ES reitera que os ACS são pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu trabalho é fundamental para o controle de doenças, acompanhamento de famílias e promoção da saúde pública em todo o território capixaba.
Generalizações levianas e ofensivas como a feita pelo vereador colocam em risco a credibilidade desses profissionais, comprometendo o vínculo entre a população e o serviço público de saúde.
Reivindicamos retratação imediata, pública e oficial por parte do vereador Caio Ferraz, e lembramos que respeitar os servidores públicos — sobretudo aqueles que estão na linha de frente da saúde — é obrigação de qualquer agente político que realmente esteja comprometido com o bem-estar da população.
Seguiremos firmes na defesa da valorização e do respeito às trabalhadoras e trabalhadores da saúde.
Vitória/ES, 09 de abril de 2025.
Sindsaúde/ES – Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Saúde Pública do Espírito Santo.” Clique aqui para comentar a notícia e seguir o @euviemlinhares.
Mín. 21° Máx. 25°