O deputado estadual Danilo Bahiense (PL), durante sessão ordinária desta terça-feira (18), cobrou celeridade na apuração do assassinato de Danilo Lipaus Matos, jovem de 20 anos, morto com 44 disparos em Colatina. O caso, ocorrido no dia 31 de janeiro deste ano de 2025, ganhou grande repercussão pela brutalidade da ação, quando o jovem foi alvejado enquanto estava em seu veículo, em plena via pública, por policiais militares que participavam de uma operação.
"Estamos aqui para exigir respostas. Até o momento, nada foi feito de forma eficaz. Não há uma investigação que reflita a urgência que esse caso exige. O que aconteceu foi um abuso de poder, um atentado à vida de um jovem que, até onde sabemos, não representava ameaça alguma que justificasse tamanha violência. O exagero e a brutalidade dos disparos são inaceitáveis", afirmou Bahiense, durante seu pronunciamento.
O deputado detalhou que entrou em contato com o superintendente de polícia do Noroeste, delegado Landulpho Lintz, e foi informado de que o inquérito foi avocado pela chefia de polícia para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que agora investiga a responsabilidade dos envolvidos. Segundo a autoridade policial, a investigação já teria colhido todas as imagens de câmeras de segurança, ouvido testemunhas e realizado diversas diligências, mas ainda falta a conclusão de laudos cruciais, como o laudo do local do crime, toxicológico, papiloscópico e de microcomparação balística.
"É fundamental que a apuração seja feita de forma minuciosa e rápida. A sociedade, e especialmente a família de Danilo, exige respostas. O que ocorreu naquela noite precisa ser esclarecido para que as responsabilidades sejam atribuídas corretamente. A verdade precisa vir à tona e os culpados devem ser responsabilizados", completou o deputado.
Por Vanessa Capucho - Assessoria de Comunicação Delegado Danilo Bahiense.
Mín. 20° Máx. 26°