Como estão os trabalhos em torno de um duplo homicídio que aconteceu no Jocafe 1, bairro Santa Cruz, Linhares, e que repercutiu no Estado do Espírito Santo? As vítimas, os irmãos João Francisco de Azevedo Costa, 15 anos, e Estevão de Azevedo Costa, 14, foram mortas a tiros no início de agosto do corrente ano de 2024, e foram atraídas através de mensagens via WhatsApp. O adolescente mais velho teria ido à comunidade para levar uma submetralhadora, deixada com ele supostamente de forma obrigatória por um dos assassinos.
Saidinha – Conforme apuramos, a maioria ou todos os envolvidos estavam de saidinha quando cometeram o duplo homicídio. Entre eles, JOÃO VICTOR DOS SANTOS LIRIO (foto), conhecido como JV. Não tivemos acesso à idade dele, pois no Boletim sobre a evasão não tem data de nascimento.
Benefícios – Contudo, confirmamos que ele estava preso por tráfico de drogas e que agiu na morte dos irmãos durante saidinha. Após tomar conhecimento de que as investigações apontaram para ele como também um dos autores do duplo homicídio, o detento da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) não pensou duas vezes em usar outro benefício, o de trabalhar de dia e retornando no fim da tarde à a PRL: escapou. Consta no Boletim que a evasão foi no dia 21 desse mês de novembro. JV saiu para trabalhar às 5h e deveria ter retornado à unidade às 16h20.
De volta ao duplo homicídio: Na noite do crime, João Victor estava escondido num espaço escuro, atrás de um muro, com os comparsas, todos esperando João Francisco para render, retomar a submetralhadora e mata-lo. Mas o bando acabou rendendo também Estevão, que morreu porque estava com o irmão. Rendidas, as vítimas receberam ordem para caminhar por uma estrada e foram avisadas que iriam morrer.
Levados para o local, uma espécie de tribunal do crime, João Francisco ainda implorou para que ficassem com ele e deixassem o irmão correr. Os criminosos teriam feito uma espécie de brincadeira, cada um efetuando um disparo e esperando a vez do outro.
João Francisco, de acordo com o laudo, foi atingido por diversos disparos na região da cabeça; enquanto Estevão foi atingido no braço, tórax, pescoço, cabeça e clavícula. Victor teria efetuado disparos principalmente contra Estevão.
Pousada em São Mateus – Nós também apuramos que os envolvidos na morte dos irmãos, tiveram como um dos locais de esconderijo, uma pousada no balneário de Guriri, São Mateus. O imóvel, na verdade, foi transformado num mini complexo de quitinetes. Desse local, inclusive, o investigado John Riquel Santos Correa, 24 anos,o MT, fez chamada de vídeo para dar ordens e saber o andamento das coisas em Linhares.
Também temos a confirmação de que cerca de sete dias atrás, MT, que está com o nome na lista oficial dos procurados pelo 181, foi visto semana passada no bairro Movelar, a bordo de uma motocicleta vermelha. Algumas letras referentes à placa do veículo, o porte físico e as tatuagens do procurado foram capturadas por sistema, e entregaram essa aparição.
Como certamente essas pessoas procuradas estão lendo isso, fica a dica de um agente da lei: “Procurem a delegacia mais próxima e entreguem-se”. Reforçamos aos leitores em geral: ligue 181 e informem o que souberem para que esse crime seja elucidado. Seu sigilo é garantido. Clique aqui para comentar a notícia e seguir o @euviemlinhares.
Mín. 21° Máx. 34°