Todo processo de mudança é desafiador e organizar-se para passar por esse período pode tornar tudo mais simples. Além do trabalho de embalar tudo, há também a preocupação com a limpeza e a organização, tanto do lugar que está saindo quanto para o que será o novo lar. Neste caso, um bom planejamento pode transformar a mudança em algo mais tranquilo e eficiente. Por isso, Claudia Izabel de Siqueira Cesar Souto, organizou uma lista com passos infalíveis para passar por essa fase com mais tranquilidade.
Comece desapegando
Antes de encaixotar tudo, fazer uma limpa naquilo que não usa mais vai adiantar metade do trabalho. “Desapegar de roupas, móveis e objetos que você não usa mais facilita não apenas a mudança, mas deixa o espaço mais organizado
Desapegar permite que você leve para o novo espaço apenas o que é realmente necessário e útil. Ao se desfazer de objetos acumulados, você reduz o volume de caixas, facilita o transporte e cria a oportunidade de recomeçar em um ambiente mais leve e organizado”, afirma.
Organize tudo por setores
Separar os objetos em caixas por cômodos da casa facilita no momento de desembalar e colocar novamente no lugar. “Nesses casos, coloque etiquetas identificando todos os objetos e um aviso para os que precisam de mais cuidado, como louças e espelhos. Assim, previne-se a mistura de objetos de cozinha e banheiro, por exemplo. Outro ponto importante é evitar o uso de caixas muito grandes, pois ficarão pesadas e isso dificulta um transporte mais rápido”, destaca Claudia.
Limpeza profissional
Nada melhor do que chegar no seu novo cantinho e encontrar tudo limpinho, não é mesmo? “Contratar uma profissional vai garantir uma limpeza eficaz. Dessa forma toda a limpeza geral é feita de forma especializada e fica para os moradores somente a manutenção e organização com a chegada da mudança”, explica.
Vale lembrar também de limpar a casa antiga ao finalizar o processo de mudança, principalmente se for alugada. Essa limpeza inclui janelas, paredes e azulejos. Além disso, o que parece limpo nem sempre está. “É comum encontrarmos revestimentos aparentemente limpos, mas na verdade encardidos. Para esses casos, o uso de produtos químicos da linha profissional de limpeza, em conjunto com equipamentos especializados, promove a desincrustação, deixando pisos e revestimentos completamente limpos e renovando o ambiente”, ressalta.
Por Jullia Nascimento
Mín. 21° Máx. 34°