A Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef Roberto Moreira, no bairro Araçá, realizou uma oficina de trança afro em atividade especial em alusão ao mês da Consciência Negra. Nesta quarta-feira, dia 20, é feriado nacional do Dia Nacional da Consciência Negra.
A oficina está alinhada ao projeto Consciência Negra: vivendo, aprendendo e passando adiante e foi ministrada pela instrutora Ilza Alves dos Santos, referência em trabalhos com cabelos afro e promoção da cultura e identidade negra.
O projeto desenvolvido na escola foi criado pelas professoras de Arte Rosângela Dias Monteiro e Franciele Vitorino, e de Educação Física Patrícia dos Santos Giuberti. Outra atividade que foi realizada entre os estudantes foi o de matrizes africanas – jogo do labirinto.
“O projeto busca resgatar e valorizar as tradições africanas e afro-brasileiras, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e reflexão sobre a importância da identidade e do empoderamento por meio da estética negra”, explicam as professoras.
As atividades também são uma oportunidade para os estudantes e servidores fortalecerem o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial.
Na visão da diretora da Emef Roberto Moreira, Cátia Cirlene Macete dos Santos, “a escola assume um papel fundamental no processo de reafirmação e valorização da cultura e história afro-brasileira como forma de combater o racismo e a violência. As atividades fortalecem a identidade dos nossos estudantes, além de dar legitimidade e visibilidade às vozes que se dispõem a estar juntos conosco nesta jornada”.
As informações são da PML.
Mín. 21° Máx. 34°