Subiu na balança e não ficou satisfeito com o seu peso? Calma que isso não denota o fim da sua meta para ficar em forma. Nesse sentido, veja só os quatro motivos que dificultam o emagrecimento:
A balança não informa nada
O peso corporal é apenas uma peça de um quebra-cabeça muito maior. Focar nesse número é ignorar outros aspectos fundamentais da saúde, como a proporção de músculo, gordura e outros tecidos, o bem-estar emocional e a qualidade de vida.
Níveis de energia, sono e resistência ao stress
Tudo isso influencia profundamente a saúde geral e são negligenciados quando colocamos toda a nossa atenção no peso. Essa obsessão pode levar a um ciclo de dietas restritivas e comportamentos alimentares desordenados, que prejudicam mais do que ajudam.
Fome emocional
Imagine um dia estressante no trabalho. Quando finalmente chega em abre a geladeira em busca de conforto com um doce, uma massa e qualquer coisa que traga um alívio momentâneo. Esse comportamento é o que chamamos de “fome emocional”. Essa fome cria um ciclo destrutivo de satisfação passageira, arrependimento e aumento do estresse que iniciou o ciclo. O resultado? Um ganho de peso gradual, associado a uma deterioração do bem-estar emocional.
Circunferência abdominal
A gordura abdominal está diretamente associada a riscos de doenças cardiovasculares do que o peso total do corpo. Isso significa que alguém pode estar dentro da faixa de peso “saudável”, mas ainda assim ter riscos elevados devido à distribuição de gordura.
Por MSN.com, com a ajuda da endocrinologista Dra. Thais Mussi.
Mín. 21° Máx. 30°