Todos os dias, o caminho da escola é um desafio para centenas de crianças e adolescentes de Linhares. Eles fazem uso de transporte público ou escolar, enquanto outros vão sozinhos, a pé, em grupos ou acompanhados de pais e responsáveis. Esses percursos, sejam curtos ou longos, podem ser cheios de perigos e obstáculos. Por isso, o cuidado e o respeito à sinalização e às leis são extremamente importantes.
Por este motivo, Linhares quer formar crianças educadas no trânsito. E esta força-tarefa foi reforçada com a realização das atividades do projeto Transitolândia. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Detro) percorreram 17 escolas de ensino infantil e fundamental com o projeto.
Entre as lições passadas aos alunos estão o uso da faixa de pedestre, o respeito à sinalização de forma bem próxima à realidade com um minicircuito onde os agentes promovem aulas teóricas e práticas, utilizando um cenário composto por uma pista e miniveículos, com a meta de educar os futuros motoristas. O objetivo do Detro é um só: transformar as crianças e adolescentes em agentes de transformação.
Para o diretor municipal de Trânsito, Douglas Simplício, a ação é importante porque todas as informações que a criança recebe na escola, ela leva para a casa e compartilha. “É uma fonte de conhecimento, informação e comunicação. A criança atinge o adulto na sua totalidade, seja por meio de uma informação mais lúdica ou mais séria, porque sempre toca o coração do adulto”, disse.
Ele destacou ainda que orientações como o uso do celular e os cuidados com a sinalização da rua para o pedestre são importantes porque agregaram conhecimento e são detalhes que estão presentes na vida das crianças. Os estudantes também receberam informações sobre o estacionamento rotativo para que levem aos pais informações sobre o estacionamento rotativo da cidade.
Fonte: PML
Mín. 21° Máx. 24°