Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eunice Pereira Silveira, localizada em Ibatiba, foram apresentadas, na manhã dessa quarta-feira (25), ao Projeto "Fiscal Mirim da Justiça Eleitoral", uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) para conscientizar as novas gerações sobre a importância do voto livre e da relevância do processo eleitoral.
O TRE-ES foi representado pelo Juiz Eleitoral da 10ª Zona - Ibatiba e Brejetuba, Akel de Andrade Lima, que conversou com os estudantes durante boa parte da manhã sobre o trabalho da Justiça Eleitoral e apresentou como funciona a Urna Eletrônica, além de responder as dúvidas dos presentes. A diretora da unidade, Ulda Rosa Queiroz de Freitas; e o secretário executivo da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-ES), Vinícius Quintino de Oliveira, acompanharam todo o encontro. O Projeto "Fiscal Mirim da Justiça Eleitoral é destinado às crianças matriculadas até o 5º ano do ensino fundamental.
O primeiro encontro do projeto aconteceu no último dia 13, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deocleciano de Oliveira, em Guaçui, com a condução do Juiz Eleitoral da 13ª Zona - Guaçuí e Juiz Auxiliar da Presidência, Daniel Barrioni de Oliveira, e será apresentado em todo o Estado.
O projeto visa, de forma lúdica e educativa, credenciar as crianças como "Fiscais Mirim da Justiça Eleitoral", estimulando-as a serem agentes de transformação em suas comunidades. Ao final da palestra, as crianças foram convidadas a se tornarem “Fiscais Mirim da Justiça Eleitoral”, incentivando familiares e amigos a não venderem seus votos para políticos desonestos.
Fonte: TRE ES
Mín. 19° Máx. 28°